São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestantes contra a transposição invadem obra

Governo diz que já pediu reintegração de posse

CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CABROBÓ (PE)

Manifestantes contrários ao desvio das águas do rio São Francisco invadiram ontem área em Cabrobó (PE) onde o Exército começou as obras, para pedir a revogação do projeto. O Ministério da Integração Nacional informou que as obras vão continuar e que pediu a reintegração de posse.
Os manifestantes pedem ainda a entrega de parte das terras ao povo indígena trucá e obras para o aproveitamento do período chuvoso do semi-árido.
De acordo com os organizadores, a manifestação contou com cerca de 1.200 pessoas ligadas a movimentos sociais, sindicatos e comunidades indígenas e quilombolas. Não houve confronto -os militares do Exército só apareceram no local para retirar dois tratores e a PM apenas acompanhou o ato.
Na área invadida é feita a medição topográfica que antecede o início da construção do primeiro dos dois canais que vão desviar parte das águas do rio São Francisco.
No portão de entrada da fazenda Mãe Rosa, que integra a área desapropriada pela União, os invasores formam uma equipe de vigilância que solicita a identificação das pessoas. A placa dos veículos é anotada e os acampados receberam uma pulseira.
"Não se pode começar um diálogo com um "exigimos que pare" a obra", disse o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional).


Texto Anterior: Elio Gaspari: A choldra paga a conta e ganha meio voto
Próximo Texto: Rio Grande do Sul: Justiça proíbe Estado de atrasar e parcelar salário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.