São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Ex-marqueteiro de Alckmin vai atuar na campanha de Kassab

Luiz Gonzalez, que trabalhou em eleições com tucanos por 14 anos, ainda não oficializou o acordo com o DEM

Alckmistas temem que jornalista use conhecimento de pontos fracos do tucano em favor da campanha do adversário democrata

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Responsável por três campanhas do tucano Geraldo Alckmin -entre elas, a presidencial de 2006-, o jornalista Luiz Gonzalez assumirá a coordenação de comunicação da candidatura de Gilberto Kassab (DEM) à reeleição.
Segundo aliados do prefeito, Kassab e Gonzalez tiveram uma conversa na quarta-feira, da qual teriam saído satisfeitos. Mas a decisão de Gonzalez só deverá ser oficializada na semana que vem, quando volta de uma viagem ao exterior.
Embora Gonzalez não tenha anunciado formalmente a decisão -que põe fim a um "casamento" de 14 anos com os tucanos- há indícios de que sua contratação esteja consolidada.
O mais gritante está no fato de o publicitário José Maria Braga ter aceitado convites para coordenação de duas outras campanhas municipais no Estado: Bauru e Campinas.
Por indicação de Gonzalez, Braga -que é proprietário da MPI (Marketing, Planejamento e Informação)- foi convidado em maio para comandar a comunicação da campanha de Kassab. Aceitou.
O publicitário não assumiria um compromisso com duas outras candidaturas se tivesse a responsabilidade de coordenar, sozinho, a campanha do prefeito paulistano à reeleição.
Ainda de acordo com aliados de Kassab, Braga negociará com Gonzalez sua participação na campanha. Amigo de Gonzalez, Braga tem repetido que não vê problema em atuar sob o comando do jornalista.
A contratação de Gonzalez não agrada aos alckmistas. Além da admiração por seu trabalho, tucanos ligados ao ex-governador lembram que o jornalista conhece os pontos vulneráveis de Alckmin.
Segundo tucanos, Gonzalez deixou a campanha de 2006 contrariado com o fato de ter sido apontadas falhas de comunicação. Daí a resistência a trabalhar nesta eleição.
Gonzalez estaria ainda relutante quanto à idéia de assumir alguma coordenação nesta disputa. Mas não teria resistido aos insistentes apelos de Kassab. Há quem atribua a decisão também à pressão do governador José Serra (PSDB).
Gonzalez fundou a Lua Branca publicidade, uma das agências responsáveis pela comunicação institucional do governo do Estado e da prefeitura. Em 2006, ele transferiu sua participação para os dois filhos, que são publicitários.
Gonzalez não é o único desfalque de Kassab no tradicional time de Alckmin. O advogado Ricardo Penteado assumirá a assessoria jurídica da campanha e o ex-tucano Sérgio Kobayashi coordenará a mobilização. O cientista político Antônio Prado, o "Paeco", cuidará da análise de pesquisas e o jornalista Roger Ferreira, da assessoria de imprensa.


Texto Anterior: Caso Marka: Cacciola deve tentar recurso no Brasil, afirma advogado
Próximo Texto: Amparado por parentes e Serra, FHC se emociona no enterro de Ruth Cardoso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.