São Paulo, sábado, 27 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Ciro, acordo com entidade seria traição

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, declarou que não poderia aceitar a proposta de um acordo antecipado de compromissos com o Fundo Monetário Internacional (FMI) porque seria "trair as pessoas que estão dizendo que querem mudar o atual modelo econômico".
O candidato afirmou que um compromisso seu projetaria para o futuro "políticas econômicas erradas, equivocadas, que trouxeram ao país a menor taxa de crescimento dos últimos 50 anos, que produziram 11 milhões de desempregados, a "informalização" de 57 em cada 100 brasileiros, empurrados para o biscate, além do drama da violência, de epidemias, etc".

"Terror"
O candidato presidencial da Frente Trabalhista acusou ontem membros do governo federal de praticar "o terror" por supostamente vincular a subida do dólar para R$ 3 ao seu crescimento nas pesquisas eleitorais.
Segundo ele, a política econômica adotada pelo governo é a responsável pela disparada da moeda americana.
"Isso [vinculação com pesquisa eleitoral" nada mais é que terror [do governo". E terror não é bom conselho para uma comunidade de 170 milhões de pessoas."
O presidenciável repetiu em Curitiba -onde fez campanha e debateu com empresários- o mesmo argumento de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando do início da disparada do dólar.
À época, Lula disse que o governo fazia "terrorismo" com a vinculação.
Ciro disse que, se o governo quiser ganhar a eleição, tem de parar de atribuir a ele ou a Lula a causa da instabilidade financeira. "É o candidato do governo [o tucano José Serra" quem tem que mostrar para o povo que é o melhor."
Disse ainda que, "à medida que parecem não estarem conseguindo [subir nas pesquisas", estão apelando para a ignorância".
Para Ciro, a alta do dólar se deve ao fato de os investidores estrangeiros terem visto "que o Brasil passou da conta na irresponsabilidade", somada à crise de confiança nos EUA.


Texto Anterior: FHC deveria convocar oposição, diz petista
Próximo Texto: FHC critica candidatos "milagreiros"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.