São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Deputados negam ter envolvimento com "mensalão"

DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA


Os deputados Eunício Oliveira e Luiz Piauhylino afirmaram que os seus ex-assessores foram ao Banco Rural em Brasília resolver questões alheias ao trabalho nos gabinetes. Os dois salientaram que fizeram as nomeações atendendo a pedidos de terceiros e que mal conheciam os ex-funcionários.
João Mendes de Jesus disse acreditar na versão de seu assessor, que afirmou à Folha não se recordar de ter ido ao Banco Rural em 2003.
Wanderval Santos não foi localizado. Segundo sua assessoria, o parlamentar estava no Nordeste.
Eunício Oliveira afirmou que nomeou Cláudia Luiza de Morais a pedido do sogro, o embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade. O deputado disse ainda que não tinha relação próxima com Cláudia e negou que as idas da ex-assessora à agência do Rural tenham sido a seu pedido.
Cláudia afirmou que ia freqüentemente ao Rural pagar contas e depositar cheques referentes ao consultório dentário do ex-marido. "Ele tem conta há muitos anos. Não tem nada a ver com "mensalão"."
Piauhylino afirmou também que conhecia pouco o ex-assessor Airon Hamilton Vasconcelos e que o nomeou a pedido de aliados de Pernambuco. O deputado afirmou ter questionado o ex-assessor sobre as visitas à agência do Rural e que se contentou com a explicação.
As visitas se justificariam porque o ex-assessor foi o responsável, entre março de 2002 e março deste ano, pelo condomínio do prédio em que mora, em Brasília, que possui conta corrente no Rural.
"Não me recordo de ter ido a esse banco", disse Regis Moraes Galheno, assessor de João Mendes de Jesus. O número de identidade dele está registrado na entrada para as salas comerciais do shopping Brasília. Segundo ele, os pagamentos do gabinete eram feitos por outro funcionário em uma conta do Banco do Brasil.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Hora das provas: Assessora de Eunício foi 53 vezes ao Rural
Próximo Texto: Previ decide tirar Pizzolato da Embraer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.