São Paulo, quinta-feira, 27 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá @ - nelsondesa@folhasp.com.br

Atirar à vontade

Da Folha Online aos sites do espanhol "El País" e do britânico "Guardian", passando pela BBC, destaque para os dez avisos que os quatro observadores da ONU enviaram a Israel antes de serem mortos.
O site do "New York Times" até citou, mas a sua manchete, quase o dia todo, era "Israel sofre o dia mais sangrento de luta com o Hizbollah" -o destaque também na home do "Washington Post" e na CNN.
 
Sob crítica, o chanceler Celso Amorim foi aparecer ontem em Adana, Turquia, onde "desembarcou na madrugada para supervisionar a retirada do Líbano".
Em longa entrevista ao "Bom Dia Brasil", disse que "as autoridades de Israel têm sido até solícitas, de um ponto formal, mas não deram garantia de segurança".

AP
No "El País" e no "WP", a mesma foto de agência, com a recusa do resultado no México

AS PAIXÕES E O TESTE
Ontem no "El País", com tradução no UOL, anteontem no "Washington Post" e dias antes no "Financial Times": na última semana, longas reportagens de jornais europeus e americanos avisam que a eleição mexicana está nas mãos de sete juízes. Eles têm um mês para decidir "quem será o presidente". E eles "têm prestígio e credibilidade", a ponto de já terem impugnado três eleições regionais.
"WP" e "FT" descrevem como "o teste das instituições". Richard Lapper, neste último, chega a destacar um apelo no título, "Os candidatos deveriam acalmar as paixões". Eles não conseguem parar de se xingar, também por lá.

VERSÕES
Na manchete do site de Lula, para a pesquisa divulgada anteontem na Globo:
- Ibope: Lula vence no primeiro turno.
E na manchete do site de Geraldo Alckmin:
- Pesquisa Ibope: Geraldo avança oito pontos e Lula cai quatro.
Em campanha, com ares de cobertura, o que vale é a lei Ricupero.

COINCIDÊNCIA
Já na web, se a especulação não se confirma como fato, dane-se o fato.
O Blog do Noblat, que adiantou a pesquisa e viu os números serem desmentidos no "Jornal Nacional", anteontem, passou o dia de ontem com destaque para uma frase de Alckmin, "ao saber dos resultados da mais recente pesquisa do Ibope":
- Melhor do que isso, só se fosse verdade.
Para registro, o Blog Brasil, na Globo.com, observou a "coincidência" entre os números dados pelo blog e "as pesquisas telefônicas feitas pelos tucanos".

SEM EXPLICAÇÃO
Sempre lembrado como pioneiro da blogosfera, o Blue Bus tratou o fiasco com a pesquisa como "a primeira grande "barriga" na história dos blogs brasileiros".
Pior, diz o Blue Bus, sem explicação até o momento.

ONDAS
O blog de Luis Nassif, no UOL, arriscou análise inusitada da campanha:
- É um movimento parecido com o mercado de ações, no qual os papéis são considerados "baratos" e atraem, até ficarem "caros" -e aí começa o processo de venda.
Assim, "Lula foi alvo de campanha sem quartel, a campanha passou do ponto, Lula ficou barato, estacionou alto e depois subiu". Da mesma forma, "Heloísa Helena irá crescer mais, até ficar cara". Em outro post, depois, notou que "a pesquisa Ibope confirma a visão".
Sobre Alckmin, o blog diz que anda "barato" e deve "subir até certo limite".
- No fim, a eleição será decidida mesmo entre o lulismo e o antilulismo.


SURPRESA
Na Globo, ontem, "no Brasil, já foram julgadas mais de 5.000 ações judiciais relacionadas a crimes, a maior parte contra a honra" -quer dizer, "contar mentiras sobre uma pessoa". Avaliou o levantamento como "surpreendente"



Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Presidente veta projeto da Fenaj integralmente
Próximo Texto: Eleições 2006/Candidatos na Folha: Bolsa-Família é esmola, diz candidata do PMDB a Senado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.