São Paulo, Sexta-feira, 27 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROTESTO
Apenas punks e anarquistas tentaram invadir Congresso, sendo repelidos por obra e pela segurança
Espelho d'água contém os "exaltados"

LUCIO VAZ
ABNOR GONDIM
da Sucursal de Brasília


O espelho d'água construído em frente ao Congresso mostrou-se eficiente na contenção dos manifestantes mais exaltados durante a "Marcha dos 100 Mil". A segurança do próprio movimento também ajudou a conter os militantes punks e anarquistas que pregavam a invasão do Congresso.
O momento de maior tensão aconteceu às 12h05, quando algumas dezenas de manifestantes tentaram forçar a passagem, empurrando os seguranças do movimento e jogando objetos sobre os policiais militares. "Ah, ah, ah, o povo quer entrar", gritavam.
Isso ocorreu logo após a chegada líder petista Luiz Inácio Lula da Silva para entregar o abaixo-assinado do ato na Câmara.
Sem conseguir mobilizar os demais manifestantes, alguns punks jogaram-se no espelho d'água. Posaram para fotografias, tiraram a roupa, urinaram e aproveitaram para se refrescar nadando no pequeno lago.
O espelho d'água foi construído por ordem do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), após a confusão de maio do ano passado, durante a "Jornada Nacional", quando os manifestantes entraram em confronto com a PM.
O grupo mais exaltado, que era formado em sua maioria por estudantes, criava seguidas palavras de ordem. Quando chegou o reforço da PM, às 12h30, eles gritaram: "Eu quero estudar para não ser militar".
"Eu vim para invadir, eu vim pra morrer, nós viemos fazer história", disse o eletricista desempregado Marcelino Santos de Araújo, que se identificou como militante do PT do Rio.
Os 200 PMs convocados para proteger o Congresso mantiveram-se tranquilos. "A gente sempre é xingado, mas tem de levar tudo com a máxima calma", disse o soldado PM Antonio Banduir, 45, que acordou às 5h para participar da operação.


Texto Anterior: Desemprego e educação são motivos de queixa
Próximo Texto: Ato sem incidente grave tem policiamento recorde
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.