São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNT/Sensus aponta vitória de Lula no 1º turno com 51%

Alckmin cresceu 7,9 pontos desde agosto e tem 27,5%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, subiu 7,9 pontos percentuais em setembro, mas ainda não consegue impedir a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno, segundo a última pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem.
De acordo com o instituto, Lula oscilou negativamente de 51,4% da pesquisa feita entre 22 e 25 de agosto para 51,1%, o que asseguraria a vitória no próximo domingo com 59% dos votos válidos. Alckmin saltou de 19,6% para 27,5%. A senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL, passou de 8,6% para 5,7%.
A Confederação Nacional do Transporte, que encomendou a pesquisa, é comandada pelo vice-governador de Minas Gerais e ex-sócio do publicitário Marcos Valério Clésio Andrade (PL), que está licenciado. A pesquisa CNT/Sensus foi feita entre 22 e 24 de setembro e tem margem de erro de três pontos percentuais.
A simulação de um eventual segundo turno aponta vitória do petista por 62,2% a 37,8%.
A pesquisa mediu o impacto da compra do dossiê contra tucanos na eleição. No total, 59,1% dos entrevistados disseram ter conhecimento do fato.
O escândalo, entretanto, não interfere nas intenções de voto, conforme a pesquisa: apenas 3,2% dos entrevistados disseram que mudarão seu voto por conta dos fatos.
O levantamento questionou sobre a responsabilidade da compra do dossiê. Para 26,1%, a responsabilidade é de "assessores do presidente"; outros 13,6% disseram que é do PT e 10,1% apontaram o nome do próprio presidente.
A pesquisa gerou troca de farpas entre a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), e senadores que apóiam Alckmin. A petista interrompeu uma discussão no plenário sobre o escândalo do dossiê para anunciar os dados da pesquisa. A oposição reagiu dizendo que ela deveria usar a tribuna para explicar a origem do dinheiro apreendido com petistas acusados de negociarem o dossiê.


Texto Anterior: Tucano diz que a pesquisa é "escandalosa"
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Não caio porque povo me dá pernas, diz Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.