São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / CAMPANHA

Petista é acusado por pedir voto em transporte escolar

Carlos Zarattini estaria usando perueiros pagos pela prefeitura para campanha

O candidato a deputado federal distribuía panfletos sobre Lula, Mercadante e ainda Eduardo Suplicy, além de exaltar a gestão Marta


ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O DTP (Departamento de Transportes Públicos) da gestão Gilberto Kassab (PFL) encaminhou ontem uma denúncia à Procuradoria Regional Eleitoral sobre a utilização de perueiros escolares, contratados pela Prefeitura de São Paulo, na campanha a deputado federal de Carlos Zarattini (PT).
O ofício do órgão municipal relata acusação recebida e apurada em procedimento administrativo segundo a qual alguns operadores do Vai e Volta, projeto de transporte escolar gratuito da capital paulista, forçariam mães de alunos a preencher um formulário, junto com a propaganda de Zarattini, como maneira de garantir a manutenção do benefício ao filho.
Em depoimento formal ao DTP no último dia 21, um dos perueiros contratados pela prefeitura na zona leste admitiu a entrega dos panfletos do candidato petista e do formulário às mães dos estudantes.
A propaganda também pede votos para Lula (presidente), Mercadante (governador) e Suplicy (senador) e exalta as realizações da ex-prefeita do PT Marta Suplicy, quando Zarattini foi secretário dos Transportes e houve a implantação do Vai e Volta e do bilhete único nos ônibus e nas lotações.
O perueiro ouvido disse que a distribuição do kit -panfleto eleitoral e formulário com dados do aluno atendido- foi feita por orientação de uma perueira, citada por ele como liderança de uma cooperativa que agrupa parte da categoria.
Ele negou, porém, ter obrigado as mães a preencher os dados sob pena de não serem atendidas pelo Vai e Volta.
A perueira citada disse que repassou o kit a outros operadores mas não os orientou a panfletar no trabalho.
O ofício do órgão municipal afirma ver "fortes vestígios de captação de sufrágio" por correligionários do petista, em descumprimento à legislação.


Texto Anterior: Reeleição faria Brasil perder 4 anos, diz tucano
Próximo Texto: Outro lado: Zarattini vê teor político em acusação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.