São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2002

SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Lula, com 64% dos válidos, deve ser eleito hoje; Serra tem 36%

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Luiz Inácio Lula da Silva, 57, que disputa sua quarta eleição presidencial, com sua mulher Marisa, 52


Ana Ottoni/Folha Imagem
José Serra, 60, candidato do PSDB à Presidência da República, abraça a sua mulher, Monica, 58


  Petista oscila dois pontos para baixo, e tucano, dois para cima

  Eleição é a maior da história, com vencedor batendo recorde de votos

O candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência, o ex-torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva, 57, e seu vice, o empresário José de Alencar Gomes da Silva, 71, devem ser eleitos hoje, revela pesquisa Datafolha.
Levantamento concluído ontem mostra Lula com 64% dos votos válidos, dos quais são excetuados os brancos e nulos. O petista oscilou negativamente dois pontos percentuais, em relação à pesquisa realizada na quarta-feira. Se as taxas de abstenção e de brancos e nulos forem semelhantes às do primeiro turno, Lula terá algo perto de 55 milhões de votos.
O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira, o economista José Serra Chirico, 60, que tem como vice a jornalista Rita de Cássia Paste Camata, 41, aparece com 36% no Datafolha -oscilação positiva de dois pontos em três dias. Deverá ter cerca de 30 milhões de votos, ressalvados abstenção e brancos e nulos.
Lula vence Serra em todas as regiões do pais: 67% a 33% no Sudeste, 63% a 37% no Sul, 64% a 36% no Nordeste e 60% a 40% no Norte/Centro-Oeste. O Datafolha ouviu 10.356 pessoas, em 351 municípios de todas as unidades da Federação.
Confirmada a votação de Lula prevista na pesquisa, o petista será o presidente com maior número de eleitores da história. Hoje, o recordista é o americano Ronald Reagan, que obteve 54.455.075 votos em 1984. Com sua virtual vitória, será o primeiro líder de um partido de esquerda eleito presidente e, no cargo, o primeiro operário, o primeiro sem diploma universitário e o primeiro natural de Pernambuco a exercê-lo como titular.
Será ainda o terceiro presidente com barba da história republicana -antes só Deodoro da Fonseca e Prudente de Moraes, ambos do final do século 19- e o quarto da linhagem dos Silva -também foram presidentes Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa (1919-1922), Arthur da Silva Bernardes (1922-1926) e Jânio da Silva Quadros (1961). Após três derrotas, adotou discurso mais conservador, com inflexão ao centro e alianças com a direita.
O Brasil realiza hoje a maior eleição de sua história. Estão inscritos 115.254.113 eleitores -ou 65,8% da população do país. No primeiro turno, porém, mais de 20,47 milhões de pessoas (17,8%) deixaram de votar. É a 27ª eleição presidencial e a 19ª por voto direto.


Texto Anterior: Elio Gaspari: O olhar tardio da segurança


Próximo Texto: Votação: Justiça espera eleição sem grandes filas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.