São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAÍBA

Tucano e peemedebista têm empate técnico

DA AGÊNCIA FOLHA

Pesquisa feita pelo Ibope divulgada anteontem mostra os candidatos a governador da Paraíba Roberto Paulino (PMDB), 51, e Cássio Cunha Lima (PSDB), 39, tecnicamente empatados. O tucano tem 52% dos votos válidos, contra 48% do peemedebista. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.
A última pesquisa do Ibope antes da votação de 6 de outubro apontava chance de vitória de Cunha Lima no primeiro turno: 57% dos votos válidos, contra 32% de Paulino. O favoritismo de Cunha refletiu-se nas urnas, mas por um percentual mais baixo do que o apontado pelo instituto. Com 47,2%, ele foi o mais votado, seguido por Paulino, com 40%.
Pesquisas publicadas ao longo do segundo turno, entretanto, apontavam que Paulino havia virado o jogo. Pelo Ibope divulgado no dia 18, o peemedebista tinha 53% dos votos válidos contra 47% do adversário -igual margem de erro de 2,8 pontos.
Peemedebistas da Paraíba creditam em grande medida a subida de Paulino ao longo do segundo turno ao apoio que recebeu do PT. Buscando carona na "onda vermelha" de Lula, correligionários de Cunha Lima, que publicamente declara estar ao lado do tucano José Serra, espalharam pelo Estado adesivos com a máxima petista "oPTei" na cor verde, a característica da sua campanha.
Outro fato aventado para a subida de Paulino foi o apoio que passou a receber no segundo turno do deputado federal Wilson Braga (PFL), que esteve no barco de Cunha Lima no primeiro turno, mas mudou de lado.
Paulino foi prefeito de Guarabira duas vezes, deputado estadual e federal antes de ser eleito como vice-governador na chapa de José Maranhão, em 98. Assumiu o governo em abril deste ano.
Ex-deputado federal, ex-superintendente da Sudene e ex-prefeito de Campina duas vezes, Cunha Lima entoa o discurso de oposição, afirmando que vai vencer a eleição "porque o povo quer mudança". (EDUARDO DE OLIVEIRA)

Texto Anterior: Mato Grosso do Sul: Uso da máquina e denúncia marcam disputa
Próximo Texto: Rio Grande do Norte: Eleição opõe "terceira via" e tradição local
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.