São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO GRANDE DO NORTE

Eleição opõe "terceira via" e tradição local

EDUARDO DE OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA

Em contraposição à alternância no poder do Estado por representantes do Alves e dos Maia, os dois grupos político-familiares mais tradicionais da política no Rio Grande do Norte, o governo estadual poderá ter uma candidata que se intitula "terceira via".
É o que apontava pesquisa Ibope da sexta-feira retrasada, segundo a qual Wilma de Faria (PSB), 57, tinha 61%, contra 31% de Fernando Freire (PPB), 48, candidato do clã Alves.
Wilma já esteve bem próxima do establishment político local quando foi casada com Lavoisier Maia, ex-governador do Estado (78-82), de quem emprestou o sobrenome por 26 anos de casados. E hoje tem o apoio do senador José Agripino Maia (PFL) para tentar se eleger.
Wilma usou como mote ao longo da campanha representar a "terceira via" aos dois grupos políticos tradicionais e odeia que usem o seu sobrenome antigo para se referir a ela.
A candidata pessebista, ex-prefeita de Natal -89-92, 97-2000 e 2001-2002-, afirma que, se eleita, pretende fazer uma administração marcada pela participação popular. Sua prioridade, como tem anunciado na sua propaganda eleitoral, será investimentos maciços na área social.
Já Freire foi alçado ao cargo de governador em abril, para o qual tenta se reeleger, depois que o titular Garibaldi Alves Filho (PMDB) se desincompatibilizou e se elegeu senador.
Empresário, não é considerado um político de carreira. Ingressou na política após a morte do pai, o ex-senador Jessé Pinto Freire, e do irmão, o ex-deputado federal Jessé Filho, para dar continuidade à linhagem política da família.
Elegeu-se deputado federal em 90. Depois, compôs a chapa de Garibaldi como vice em 94 e 98.
Caso vença a disputa, pretende priorizar a área de geração de emprego. Tem dois programas para jovens que ingressam no mercado de trabalho e desempregados de 40 anos ou mais que não conseguem recolocação.


Texto Anterior: Paraíba: Tucano e peemedebista têm empate técnico
Próximo Texto: Sergipe: Candidatos apontam 2º turno 'baixo nível'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.