São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB é o partido vitorioso no interior e no litoral de São Paulo

Tucanos vencem em 5 das 12 cidades com mais de 200 mil eleitores; o PT não venceu em nenhum município, embora tenha ficado em segundo lugar em 6

ELIANE SILVA
EDITORA DA FOLHA RIBEIRÃO

Embora tenha perdido a eleição em Bauru ontem, o PSDB do governador José Serra foi o grande vencedor das urnas nas grandes cidades do interior e litoral paulistas. Os tucanos conquistaram 5 das 12 prefeituras das cidades com mais de 200 mil eleitores no interior e litoral paulista: Franca, Sorocaba, Piracicaba, São José dos Campos e Jundiaí.
O PMDB elegeu três prefeitos: em Santos, Guarujá e Bauru. O PSB ganhou duas prefeituras: São José do Rio Preto e São Vicente. O DEM e o PDT venceram a eleição, respectivamente, em Ribeirão Preto e em Campinas.
No interior do Estado, só Bauru e São José do Rio Preto tiveram segundo turno ontem. Em Bauru, o empresário tucano Caio Coube, 51, que teve o apoio de José Serra na campanha e havia vencido o primeiro turno, levou a virada. Ele obteve 45% dos votos válidos, perdendo para o peemedebista Rodrigo Agostinho, um ambientalista de 30 anos que foi secretário do Meio Ambiente e teve 54% dos votos.
Em São José do Rio Preto, os tucanos e o atual prefeito, Edinho Araújo (PPS), apoiaram o vencedor no segundo turno. O candidato do PSB, Valdomiro Lopes, teve 52% dos votos e venceu o petista João Paulo Rillo (48%) por uma pequena margem: 5.178 votos. Na última quinta-feira, Lopes recebeu o apoio in loco de Serra, enquanto seu adversário recebia a visita da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
O PT de Dilma e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o grande perdedor da disputa nas 12 grandes cidades do litoral e interior paulista. Não venceu em nenhuma, embora tenha ficado em segundo lugar em seis cidades. Além de São José do Rio Preto, ficou em segundo em Franca, Sorocaba, Santos, Piracicaba e São José dos Campos.
A maior derrota dos petistas, no entanto, ocorreu em Ribeirão Preto, cidade do ex-ministro da Fazenda e ex-prefeito petista por duas gestões Antonio Palocci Filho. O candidato petista Feres Sabino, que colou sua campanha à figura de Lula, só obteve 8% dos votos e ficou em terceiro lugar, atrás do prefeito tucano Welson Gasparini (32%) e da prefeita eleita, Dárcy Vera (52%), do DEM. Será a primeira vez que Ribeirão Preto será administrada por uma mulher.
Em percentual de votos, dois prefeitos tucanos foram os campeões nas 12 cidades: o mais votado foi Barjas Negri, reeleito em Piracicaba já no primeiro turno, com 88,3% dos votos. O segundo foi Vitor Lippi, reeleito em Sorocaba com 79% dos votos. O peemedebista Papa foi o terceiro com a votação mais folgada: foi eleito em Santos com 77%.
A vitória mais apertada no primeiro turno também foi de um tucano: Miguel Haddad, de Jundiaí, que teve 50,7% dos votos válidos.


Texto Anterior: Petista derrota tucano e vence em Guarulhos
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Paes vence Gabeira no Rio por 55 mil votos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.