UOL

São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO CC-5

Secretária negocia nos EUA

FBI dá apoio público à apuração da PF em NY

DA ENVIADA ESPECIAL A NOVA YORK

A secretária nacional de Justiça, Claudia Chagas, fechou um acordo político para conseguir empenho e apoio do Ministério Público dos Estados Unidos e do FBI -a polícia federal americana- nas investigações sobre o uso da agência do Banestado em Nova York para operações de lavagem de dinheiro.
Durante três dias, Chagas participou de reuniões em Washington e em Nova York, nas quais assumiu o compromisso de, voltando ao Brasil, reunir provas documentais suficientes para que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abra um inquérito específico sobre o caso da agência do Banestado em Nova York.
"Vou pedir a todos os procuradores que têm algum procedimento relacionado a esse caso que me enviem documentos. Vamos montar um dossiê e encaminhá-lo às autoridades americanas", disse Chagas.
Em conjunto com uma delegação da Polícia Federal que está em Nova York por conta das investigações referentes ao Banestado, a secretária de Justiça conseguiu de procuradores e representantes do FBI o aval para que seja quebrado o sigilo, em todo o sistema bancário americano, de pelo menos cem contas correntes que receberam dinheiro oriundo de operações feitas pelo Banestado.
(ANDRÉA MICHAEL)


Texto Anterior: Outro lado: Deputado se diz tranquilo; senador não comenta
Próximo Texto: Bahiagate: PT leva "caso ACM" ao Conselho de Ética
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.