São Paulo, domingo, 28 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula tarda a cumprir promessa na área agrária

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Assentar todas as famílias acampadas do país foi só uma das promessas não cumpridas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando o tema é reforma agrária.
Em 2003, logo depois de ter assumido o Palácio do Planalto, o petista subiu em um palanque da Contag, a principal entidade sindical de lavradores, e fez a seguinte promessa, recebida com euforia pelos presentes: "Vocês não perdem por ter um pouquinho mais de paciência, porque nós vamos assentar todos as pessoas que estão acampadas neste país, para que a gente possa consagrar a reforma agrária".
Na mesma fala, completou: "Nós sabemos quantos são, sabemos onde estão acampados, conhecemos as lideranças da maioria desses acampamentos e pretendemos começar o processo de reforma agrária assentando esses que já estão há mais tempo na fila esperando uma oportunidade".
Além disso, o governo Lula cumpriu a meta anual de assentamentos apenas em 2005 e, ao contrário do que anunciou seguidas vezes, não atualizou até agora os índices de produtividade utilizados na avaliação de uma área passível de desapropriação para fins de reforma agrária.


Texto Anterior: Governo assenta sem-terra longe de acampamentos
Próximo Texto: Possibilidade de intervenção sela pacto de governabilidade no DF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.