São Paulo, domingo, 28 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medida deixou o PSB isolado

DA AGÊNCIA FOLHA

Aliado do PT em várias administrações estaduais e municipais, o PSB acabou isolado nas eleições estaduais por causa da verticalização das coligações determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Por ter candidato próprio ao Planalto, Anthony Garotinho, o PSB não pode se coligar com outro partido que também tenha lançado um nome à Presidência. A restrição inclui outros aliados históricos do partido, como PPS e PDT, que apóiam Ciro Gomes.
"Espero que a candidatura própria traga alguma compensação eleitoral, como o apoio dos evangélicos", disse a deputada estadual Lídice da Mata, candidata do PSB ao governo da Bahia: "Estávamos negociando o apoio do PDT e do PPS, até sermos prejudicados por essa decisão artificial".
O isolamento nos Estados produziu opiniões radicais dentro do PSB, como a de João Capiberibe, ex-governador do Amapá, que defende o apoio a Lula (PT). A posição do ex-governador do Amapá é minoritária no PSB. "Acho que a candidatura de Garotinho é irreversível", afirmou a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP). (MAURO ALBANO)


Texto Anterior: Decisão pode criar "laranjas"
Próximo Texto: Projeto do PT para energia restringe capital estrangeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.