UOL

São Paulo, segunda-feira, 28 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Senadora foi personagem de diversas polêmicas

DA AGÊNCIA FOLHA

Militante da tendência trotskista Democracia Socialista, a senadora alagoana Heloísa Helena, 40, é quase tão conhecida por seu discurso feroz, que ela define como "endiabrado", quanto pelas polêmicas recentes que protagonizou no PT.
Eleita senadora em 98 com 55,92% dos votos válidos, ela desistiu de concorrer ao governo de Alagoas em 2002 após a Executiva do PT ter obrigado o diretório estadual a se coligar com o PL, repetindo a aliança nacional. "O PL em Alagoas é formado por "colloridos", moleques de usineiros e indiciados na CPI do Narcotráfico", disse.
No final do ano passado, a senadora se recusou a apoiar a indicação de Henrique Meirelles para a presidência do Banco Central, por causa de sua ligação com o "sistema financeiro internacional". Chegou a dizer que não aprovaria seu nome "nem no pau-de-arara".
Após acordo com a presidência do PT, faltou na votação no Senado que aprovou Meirelles.
No início do ano, voltou a enfrentar o PT, ao se opor à determinação de apoiar José Sarney para a presidência do Senado, por considerá-lo um "representante das oligarquias nordestinas". Contrariando a cúpula petista, faltou na votação.


Texto Anterior: Campanha opõe reformas e atraso
Próximo Texto: Sindicalismo: CUT-SP pede tempo para reformas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.