São Paulo, terça-feira, 28 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2010

Aliança Aécio-Serra tornará oposição favorita, afirma Ciro

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE
DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou em Recife que um acordo político entre os governadores e presidenciáveis tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) tornará a oposição "potencialmente favorita às eleições de 2010".
"Eu vejo isso porque [o acordo] reuniria as forças que estavam juntas antes da Revolução de 1930", declarou Ciro, referindo-se à política do "café com leite" da Primeira República (1889-1929), dominada pelos partidos republicanos de Minas e São Paulo, que se alternaram no poder de 1894 a 1929.
Para Ciro, se a aliança se consolidar, o que considera "improvável, mas possível de acontecer", as forças que apóiam o governo terão de "colocar a prevalência dos interesses nacionais à frente das justas pretensões" partidárias. Segundo ele, isso inclui as "candidaturas precocemente postas".
"E quem está falando é um dos citados", afirmou, referindo-se às articulações para que seja um dos candidatos. "O que não pode é impor."
Em São Paulo, Serra disse que estará "ao lado" e "no mesmo partido" de Aécio em 2010. Em entrevista à Folha, Aécio disse que não concebia um cenário em que os dois fossem adversários em 2010.
"Estamos ambos de acordo no essencial. Vamos estar juntos em 2010 no mesmo partido", afirmou Serra, para quem "é cedo" para definir o candidato do PSDB.


Texto Anterior: Lula pede debate nacional e diz que "erro histórico" foi cometido contra o caju
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Supremo "superstar"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.