São Paulo, terça-feira, 28 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Supremo "superstar"

Abrindo a escalada do "Jornal Nacional", pela voz ainda oficial de William Bonner, "O Supremo aceita a denúncia contra José Dirceu por corrupção ativa". Ele e outros réus, como Roberto Jefferson e Delúbio Soares, tomaram as manchetes on-line pouco antes.
Mas até lá foi um longo dia atrás de sinais, na cena dos ministros, ao vivo por TV Justiça, UOL e outros. O conflito de Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, com vantagem para o primeiro, mostrou que se podia afinal atingir o ex-ministro, apostou logo a blogosfera.
Passando tempo, elogios blogueiros à performance de Joaquim Barbosa, "sem abrir mão de seu papel de protagonista, está distinto, caprichando nos ternos", e de Ellen Gracie, "serena, bonita, elegante frente às câmeras". Enfim, "a onda superstar das instituições em tempos midiáticos chegou ao Supremo", ontem.

PAPEL

Globo/Reprodução


Ao vivo por sites, canais fechados e nos intervalos da Globo, o dia todo, Joaquim Barbosa, o "protagonista"

OS PILOTOS SUMIRAM

De Fátima Bernardes, "os dois pilotos do jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol faltaram à audiência da Justiça... 154 morreram". Foi manchete no Terra etc.
E o "Newsday" e outros tablóides de Nova York, onde os dois vivem, seguem na cobertura. Bem como Joe Sharkey, jornalista que viajava no Legacy e apóia os pilotos. Ontem, postou que "entende inteiramente" sua ausência, pois o Brasil não é "confiável" no caso, com "polícia, os militares e os tribunais" exibindo "má fé". Por outro lado, "a mídia brasileira voltou atrás de suas acusações aos americanos".

SARKOZY E O MUNDO
Ecoou o discurso de política externa do presidente francês Nicholas Sarkozy. Em sites como "Le Figaro" e "Financial Times", destaque ao desejo de fazer da Europa "ator global" aliado aos "EUA, a aliança atlântica e a União Africana".
Lá pelo meio nos jornais europeus, mas destaque aqui até no "JN", a necessidade, nas palavras de Sarkozy, "de integrar na nova ordem global os gigantes emergentes que são a China, a Índia e o Brasil". Para a Rússia, só críticas.
Na avaliação no "Monde", ele segue as tradições da diplomacia francesa, só com maior "marca" européia e pró-EUA. Já o "FT" aponta uma "mudança significativa".

ÁFRICA EM DISPUTA
A atenção da França -e também dos EUA e China- à África tem concorrente aqui. Segundo o blog de Ancelmo Góis, "Lula prepara novo giro pela África", em países como Congo, Angola, África do Sul.

MAIS BEREZOVSKY
A agência Novosti deu que o procurador-geral da Rússia quer o "magnata fugitivo" Boris Berezovsky extraditado "ao Brasil". Quer convencer a Grã-Bretanha, onde vive hoje Berezovsky -que tem pedido de prisão expedido aqui, pelo escândalo MSI/Corinthians.
Ouvido, ele diz que nada tem a ver com a compra de Tevez pelo Chelsea. "Afinal, eu sou fã do Arsenal", ironiza.

ESCRAVOS NO PIAUÍ

Nos sites de "New York Times", "Washington Post" e outros, ontem, uma reportagem da Reuters destacando que o "trabalho escravo persiste na Amazônia", segundo a organização "watchdog", vigilante, ICC. Até se elogiou o "grande avanço feito", com o fechamento de centenas de carvoarias e a suspensão pela Vale da compra de ferro de certas mineradoras, mas seguem "condições desumanas que caracterizam trabalho escravo" no Pará, no Piauí etc.

CHOQUE TODO DIA

Globo/Reprodução


Dias depois de o "SP Record" mostrar a tropa de choque dentro da São Francisco, o "SPTV" saudou que "a tropa de choque teve que agir" e encerrar um dos protestos que prejudicam "o trânsito"

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Eleições 2010: Aliança Aécio-Serra tornará oposição favorita, afirma Ciro
Próximo Texto: São Paulo: Marta busca se aproximar de Kassab
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.