São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA

Petista venceria 2º turno por 52% a 41%

Segundo Datafolha, 15% dos eleitores de Lula e 20% dos de Alckmin afirmam que ainda podem mudar seu voto até domingo

Avaliação do governo Lula mantém-se estável, sendo que o percentual de ótimo/ bom oscilou um ponto para cima, chegando a 47%


DA REPORTAGEM LOCAL

Em um eventual segundo turno da eleição presidencial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotaria o tucano Geraldo Alckmin por 52% a 41%. Desde o início de setembro, porém, essa diferença vem diminuindo. No dia 5, ela era de 18 pontos. Hoje, está em 11.
No levantamento realizado ontem, o Datafolha também aferiu o grau de decisão dos eleitores na escolha de seus candidatos.
Dos três primeiros colocados na disputa, Heloísa Helena (PSOL) é a candidata com mais eleitores que demonstram menor grau de decisão quanto ao voto: 34% afirmam que ainda podem mudar de idéia até domingo. Os totalmente decididos somam 65%.
Os indecisos que simpatizam com Heloísa Helena se dividem quando são indagados sobre qual candidato tem mais chances de receber seu voto caso mudem de idéia: 41% mencionam Alckmin e 38%, Lula.
Entre os eleitores de Alckmin, 80% se dizem totalmente decididos e 20% que se voto ainda pode mudar. Entre os que preferem Lula, 84% afirmam que seu voto não vai mudar e 15% ainda consideram essa possibilidade.
Os eleitores que têm intenção de votar em Lula são os que mais demonstram conhecer o número que devem digitar na urna eletrônica no domingo: 73% respondem corretamente. Entre os de Alckmin, o percentual é de 65%.
Além de serem os menos seguros quanto à escolha de uma candidatura, a maioria dos simpatizantes de Heloísa Helena (54%) não sabem o número correto que devem digitar.

Avaliação e nota
A avaliação do desempenho do governo Lula manteve-se estável. O percentual dos que consideram seu governo ótimo ou bom oscilou de 46% para 47% e a taxa de regular ficou em 34%. Já a nota de zero a dez atribuída a Lula foi de 6,5 (6,4 na pesquisa anterior).


Texto Anterior: Vantagem diminui, mas Lula mantém vitória no 1º turno
Próximo Texto: Ibope também indica vitória de Lula no 1º turno, com 53% dos válidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.