São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar defende Minas na equipe de novo governo

SABRINA PETRY
ENVIADA ESPECIAL A JUIZ DE FORA (MG)

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido), disse esperar que a equipe de governo petista não concentre apenas políticos paulistas. "Precisamos acabar com essa história de que São Paulo é a locomotiva do país e nós somos apenas os vagões", disse.
"Eu tenho a impressão de que, com a vitória do deputado Aécio Neves [governador eleito de Minas], ele poderá deslocar um pouco o eixo de São Paulo para Minas. A visão do presidente da República não pode ser regional, ela tem que ser nacional e espero que o presidente [eleito] Lula corrija isso."
Questionado sobre se integraria a equipe de Lula, o governador de Minas Gerais respondeu que ela deverá ser formada para atender "os interesses nacionais".
Talvez dando uma pista de que aceitaria representar o Brasil em algum organismo internacional, como já fez durante o governo FHC -foi embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos-, Itamar disse que uma das principais missões do novo presidente será se posicionar de forma diplomática para impedir uma guerra entre EUA e Iraque.
Para ele, esse é o grande problema na atual conjuntura internacional.
"O Brasil tem que ter uma ação diplomática em relação a isso. A gente quer paz."
Itamar destacou ainda o que chamou de "missão histórica" que, segundo ele, Lula deverá cumprir em relação à globalização.
Para ele, o novo governo terá que corrigir "distorções" provocadas pela globalização e que, na sua opinião, têm contribuído para o empobrecimento do Brasil.
O governador de Minas Gerais alertou ainda Lula para que tome cuidado com "as adesões de última hora".
"Em maio, eu já o apoiava. Agora, todo mundo virou Lula, então não tem como ele não ganhar. É com essas adesões que acontecem de última hora que ele precisa ter cuidado", disse, sem citar nomes. Itamar votou no fim da manhã de ontem, em Juiz de Fora (MG).


Texto Anterior: Ceará: Lula recebe "herança macabra", diz Ciro
Próximo Texto: ACM pede trégua de 6 meses a Congresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.