São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANÁLISE ELEITORAL

PT é derrorado em regiões mais ricas; PMDB surpreende e fica com o Sul; PSDB terá maiores colégios eleitorais

Após o final do segundo turno das eleições, o maior partido de esquerda do país conquista a Presidência da República, mas fica de fora dos Estados mais ricos e populosos, como Minas Gerais e São Paulo, onde o PSDB comandará.
Com Germano Rigotto (RS), Luiz Henrique (SC) e Roberto Requião (PR), o PMDB, que saiu atrás nas pesquisas, se recupera no Sul. Rigotto impôs a derrota mais amarga ao PT, que desde 1989 governa a capital gaúcha e em 1998 ganhou o governo estadual com Olívio Dutra, que acabou citado em um escândalo com o jogo do bicho. Com 7,4 milhões de eleitores (o quinto maior eleitorado do Brasil), o Estado sempre foi vitrine petista.
Dos partidos pequenos, o maior vitorioso nas urnas é o PSB, que conseguiu eleger quatro representantes (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Alagoas), três deles já no primeiro turno. O poder de PPB e PFL, no entanto, ainda continua concentrado nas regiões Norte e Nordeste.


Texto Anterior: Alckmin tem maioria assegurada na nova Assembléia Legislativa
Próximo Texto: PT perde nos Estados mais importantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.