São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

O bloco na rua

Ruy Baron - valor.com.br/Reprodução
O sorriso de Dilma Rousseff no "Valor"

Dias atrás, o "Financial Times" lamentou a derrota no Congresso da MP do Bem, "a mais importante iniciativa legislativa do ano", como mostra de que Lula não havia se recuperado dos meses de crise.
Agora a nova versão da medida provisória, que segundo a Globo "reduz o peso dos impostos para empresas e cidadãos e é fundamental para atrair novos investimentos para o país", passou no mesmo Congresso.
E tome elogios no "JN", do ministro Luiz Furlan ao governador Geraldo Alckmin.
Foi manchete nos telejornais e ecoou pelo mundo, nos sites do "Wall Street Journal" etc.
 

Mas não, ao menos na Globo, nada de ouvir Antônio Palocci, o ministro da Fazenda.
Ele continua a dar boas notícias para Lula, com suas negociações pelo país -e com as últimas do Banco Central, como a nota do Comitê de Política Monetária que desenhou um "cenário benigno de inflação", no destaque da agência Reuters.
No título postado no blog de Fernando Rodrigues, "Copom otimista é bálsamo para o projeto de reeleição de Lula".
 

Ao que parece, no projeto de reeleição, o ministro da Fazenda também não tem mais o monopólio da atenção do presidente. Na manchete do jornal e do site do "Valor":
- Núcleo político do governo se opõe a novo ajuste fiscal.
E no enunciado do jornal e do site da "Gazeta Mercantil":
- Ajuste fiscal causa polêmica entre ministros.
Para o "Valor", "após a reforma ministerial e a substituição de José Dirceu por Dilma Rousseff na Casa Civil, a ascendência de Palocci sobre o presidente Lula já não é a mesma".
Ou ainda, "a discussão sobre o pacote fiscal provocou um racha entre a equipe econômica e os ministros que integram o "gabinete de reeleição" do presidente", a começar de Dilma.
A "Gazeta Mercantil" também contrapôs Dilma Rousseff à equipe econômica, mas sem apresentar a ministra, depreciativamente, como chefe do tal "gabinete de reeleição".
 

E o PT foi ontem à televisão com depoimentos dos principais candidatos a presidente da legenda, de Raul Pont a Ricardo Berzoini, mais Tarso Genro, e sobretudo com muitas comparações dos governos Lula e FHC.
No título postado pelo blog de Josias de Souza, sobre o programa e tudo mais, "PT põe bloco Lula 2006 na rua".

Globo/Reprodução
NO RIO NEGRO Não bastassem os furacões nos EUA, os partidários do aquecimento global assistiram assustados à seca na Amazônia. E ontem, na Globo, nada menos que um "twister", um tornado ou ainda, na locução global, uma "tromba d'água sobre o rio Negro". As cenas foram gravadas na quarta-feira por duas crianças, na praia de Ponta Negra, em Manaus

Quem vai sobrar?
Do blog de Jorge Bastos Moreno, no Globo Online:
- Tasso Jereissati acaba de ligar para o petista Tião Vianna: "O programa do PT vai ser todo contra o PSDB. Se é guerra, vamos começar agora".
E assim vai o confronto de ameaças, com Eliane Cantanhêde descrevendo na Folha Online que "a guerra dos irmãos PT e PSDB nunca esteve tão feia" e Helena Chagas se perguntando, no Globo Online:
- Olho por olho, dente por dente, quem vai sobrar?
Para registro, o mesmo Blog do Moreno noticiou ontem que, "por mais que desmintam, os tucanos ficaram revoltados porque Eduardo Azeredo escondeu de todos a existência do cheque de Marcos Valério".

Superacareação
Foi mais um dia sem fim de acareação nos dois canais de notícias. Na escalada do "Jornal Nacional", depois:
- Acusados de "mensalão" ficam frente a frente, mas não esclarecem contradições.
Reação do blog de Josias de Souza, na Folha Online:
- Nada de novo sob o Sol. Festival de repetecos. Nas declarações e no visual. Valério continua calvo. Delúbio ostenta o mesmo olhar de peixe morto. O cinismo é geral irrestrito. Desse mato não vai sair coelho.
E do blog de Ricardo Noblat no iG, perdendo a paciência com a "superacareação":
- Se está faltando notícia, recicle as velhas...

@ - nelsondesa@folhasp.com.br

Texto Anterior: Programa do PT manipula dados ao criticar FHC
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Caso Celso Daniel: CPI convoca três para nova acareação sobre assassinato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.