São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Não houve ingerência política em financiamento, diz empresário

DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Roberto Colnaghi disse à Folha que o financiamento obtido por sua empresa junto ao Banco do Brasil não sofreu nenhum tipo de ingerência política. Foi uma operação comercial, com prazo de pagamento de 180 dias, já liqüidada, de acordo com o empresário.
Colnaghi afirma que conhece Ademirson Ariovaldo Silva, mas o assessor especial do ministro Antonio Palocci nunca ajudou-o a marcar reuniões no Banco do Brasil, não usou o seu jato depois que assumiu o cargo, nem foi para a sua fazenda na região de Penápolis no ano passado.
As reuniões que Colnaghi teve no Banco do Brasil foram com executivos do banco, não com a diretoria da instituição.
O crescimento das exportações de suas empresas para Angola decorre dos investimentos que fez naquele país, diz Colnaghi. Segundo ele, não houve influência de sua amizade com Palocci.
Ademirson informou por meio da assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda que jamais intercedeu no Banco do Brasil para marcar reuniões para Roberto Colnaghi. Disse que nunca usou o jato do empresário depois que assumiu o cargo no ministério nem esteve na fazenda de Colnaghi na região de Penápolis.
O Banco do Brasil informa que não pode comentar operações de financiamento às exportações por causa do sigilo bancário. Ressaltou, no entanto, que operações como as do Proex não admitem exceções -o empresário tem de cumprir todas as exigências estabelecidas pelo banco.
Segundo o Banco do Brasil, a reunião que Colnaghi fez com dois gerentes executivos no ano passado teve como pauta questões de agricultura e tecnologia. Colnaghi apresenta uma versão diferente: diz que foi ao banco para discutir exportações.

Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/hora das conclusões: CPI ratificará "mensalão" em relatório
Próximo Texto: A hora de dirceu: Defesa entrega documento ao STF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.