São Paulo, sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garcia defende que Procuradoria apure os casos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, defendeu que a Procuradoria Geral da República abra investigação contra os brasileiros acusados de envolvimento no seqüestro e assassinato de ítalo-argentinos durante a Operação Condor, no início dos anos 80.
"Acho que o que o Tarso Genro [ministro da Justiça] propôs é uma boa solução", disse Garcia, referindo-se à interpretação de que Tarso propusera a abertura de investigação pela Procuradoria. Na verdade, Tarso disse anteontem ser essa uma possibilidade, em caso de solicitação da Justiça italiana.
"O ministro anunciou o seu ponto de vista, e ele saberá compatibilizar o respeito à lei com o respeito aos direitos humanos", disse Garcia.
O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, afirmou, via assessoria, que só poderá decidir sobre a abertura de investigação após examinar os documentos da Justiça italiana.
Na opinião de um integrante da cúpula do governo, há possibilidade de que processos judiciais a respeito do caso prosperem no Brasil, pois os crimes de seqüestro que constam da decisão italiana foram cometidos após a Lei da Anistia, de 1979.
No Chile, corpos de desaparecidos começaram a aparecer quando, na Justiça, famílias alegaram que o crime de seqüestro poderia ainda estar em curso. Nessa hipótese, não haveria prescrição. Um auxiliar de Lula disse que essa fórmula poderia ser aplicada no caso brasileiro.
Até ontem à noite, Planalto e Itamaraty não haviam recebido pedido oficial de extradição de brasileiros. Sequer havia certeza se são 11 ou 13 os brasileiros acusados.
Segundo a Embaixada do Brasil em Roma, foi pedida a prisão de 140 pessoas, mas o Tribunal de Roma está em recesso. Só deverá haver um pedido formal ao Brasil a partir da próxima quarta. O embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise, disse não ter recebido comunicado oficial de seu país.


Texto Anterior: Brasil se envolveu na Condor, diz ministro
Próximo Texto: Papel dos EUA afirma que Brasil autorizou seqüestro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.