São Paulo, terça-feira, 29 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE
Melhora o estado de saúde de ex-ministro

da Sucursal do Rio


O ex-ministro Roberto Campos, 82, apresentou "uma pequena melhora em seu estado de saúde" ontem, de acordo com seu médico particular Cézar Benjó, mas seu quadro clínico ainda "continua inspirando cuidados".
Campos, que é diabético, foi internado na tarde de sábado após crises de hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue abaixo do nível normal) e de hipertensão (elevação da pressão sanguínea).
O ex-ministro permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da clínica São Vicente, na Gávea (zona sul do Rio). O único boletim médico divulgado ontem, às 11h, afirma que ele "encontra-se estável do ponto de vista cardiológico e neurológico". Segundo Cézar Benjó, "o coração está jóia".
O boletim afirma que "persistem as alterações da linguagem decorrentes da isquemia cerebral" (diminuição ou paralisação de irrigação sanguínea em regiões do cérebro). A isquemia foi uma consequência da hipoglicemia.
O escritor e membro da Academia Brasileira de Letras Antônio Olinto, que visitou Campos no domingo, confirmou a dificuldade de expressão do ex-ministro: "Ele fica ansioso em falar, diz palavras, mas a fala se interrompe".
"Mas a isquemia só atingiu esse ponto, ele não tem paralisia em nenhuma parte do corpo", afirmou Olinto. Segundo ele, o ex-ministro chegou a sorrir durante a sua visita: "Doente que sorri é bom". O médico Cézar Benjó afirmou que Campos deve permanecer na UTI "por alguns dias".
Economista e diplomata, Campos é colunista da Folha desde dezembro de 1994. Em outubro de 1999, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Ele também já foi senador pelo PDS do Mato Grosso, deputado federal pelo PPB do Rio e ministro do Planejamento de Castello Branco.


Texto Anterior: Ajuste fiscal: Governo estuda reavaliar meta para contas públicas
Próximo Texto: Rio: Diretor liga La Salvia a Eduardo Cunha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.