São Paulo, sábado, 29 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Para entidade, ações contra Folha atacam liberdade

DE CARACAS

As dezenas de ações movidas por fiéis da Igreja Universal contra a Folha e a repórter Elvira Lobato foram o principal ataque à liberdade de expressão no Brasil durante os últimos seis meses, segundo relatório preliminar apresentado ontem no encontro da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), em Caracas.
"É uma tentativa espúria de usar o Poder Judiciário contra a liberdade de imprensa, de privar o cidadão do direito de ser informado", disse o diretor da Editora Abril Sidnei Basile, membro da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP encarregado de apresentar a situação do Brasil.
Para Basile, as ações contra a reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em dezembro de 2007, revelam "uma das piores faces do cerceamento à liberdade de expressão".
Até anteontem, havia 76 ações contra a Folha -desse total, 20 foram julgadas, todas favoráveis à Folha e à repórter.


Texto Anterior: UNE é debatida em ato para Édson Luiz
Próximo Texto: Programas sociais chegam a 25% da população no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.