São Paulo, segunda-feira, 29 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norma permite invadir horário de deputado

DA REPORTAGEM LOCAL

Nestas eleições, os candidatos a presidente, governador e senador poderão invadir o programa eleitoral reservado aos candidatos a deputado. A nova regra permite a aparição de candidatos majoritários no programa de proporcionais.
Também incluído na minirreforma, o parágrafo primeiro do artigo 53-A acaba por aumentar a capacidade de exposição dos presidenciáveis. Pela regra, é permitida a inserção de depoimento de candidato proporcional no tempo de majoritário, e vice-versa, desde que "consista exclusivamente em pedido de voto para o candidato que cedeu o tempo".
A regra possibilita, em tese, que o tucano José Serra ocupe o tempo dos candidatos do PSDB para a Câmara dos Deputados, faça um depoimento genérico e encerre com um "vote 45". O mesmo vale para a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff.
Segundo o TSE, os casos serão julgados um a um.
Associadas, essas novas regras podem produzir cenas inusitadas nas eleições. Tanto Serra como Dilma poderão compartilhar programas de uma campanha, caso seus aliados políticos em âmbito nacional estejam na mesma coligação estadual.
Por exemplo: se o DEM formalizar aliança com o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), Serra poderá aparecer no horário destinado ao Democratas.


Texto Anterior: Nova regra eleitoral amplia exposição de Lula
Próximo Texto: Dilma lança PAC 2 sem abrir caixa-preta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.