São Paulo, Terça-feira, 29 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documento aponta para nova negociação

do enviado especial ao Rio

O comunicado conjunto UE/ Mercosul (mais Chile), ontem emitido, manifesta a expectativa de que a chamada Rodada do Milênio seja concluída em três anos.
É uma alusão a uma nova e abrangente rodada de negociações para liberalização do comércio (e também de investimentos, concorrências públicas etc.) que, em tese, deve ser convocada em novembro, durante a 3ª Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio), a se realizar em Seattle (EUA).
Esse é igualmente o prazo máximo que os EUA, a maior economia do planeta, defendem, o que leva a crer que, de fato, a Rodada do Milênio terminará em prazo bem mais curto que os sete anos que durou sua antecessora mais recente, a Rodada Uruguai.
O comunicado informa também que, em novembro, durante reuniões do Conselho de Cooperação e do Conselho Conjunto UE/Mercosul, serão formuladas "propostas para a definição da estrutura, da metodologia e do calendário" para as negociações efetivas entre os dois blocos.
O comunicado não traz novidades em relação a tudo o que a mídia já vinha antecipando. Não houve mesmo menção a uma data para iniciar os trabalhos práticos (remetida, eventualmente, para os conselhos que se reunirão apenas em novembro).
Tampouco aparece a expressão "zona de livre comércio". A expressão define uma área em que os países-membros se dispõem a reduzir suas tarifas de importação uns para os demais até zerá-las.
O comunicado preferiu mesmo a expressão Associação Inter-Regional, que pode, igualmente, representar redução e até eliminação das tarifas, mas não obriga a fazê-lo. (CR)


Texto Anterior: País não é posto de exportações, diz FHC
Próximo Texto: Leia a íntegra do comunicado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.