São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atos contra corrupção têm fogueira e prisões

DA SUCURSAL DO RIO

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Cerca de cem servidores públicos ligados às áreas de saúde e previdência social e representantes de partidos de esquerda, como PSTU, PC do B e PSOL, fizeram uma fogueira no meio da avenida Rio Branco (centro do Rio) na tarde de ontem para protestar contra a corrupção no governo Lula.
Os manifestantes atearam fogo a pneus no meio da pista e levaram cartazes e faixas criticando o suposto "mensalão" pago pelo PT a deputados da base aliada do governo. Fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do deputado federal José Dirceu também fizeram parte do movimento.
"Para os deputados, "mensalão". Para o servidor, nenhum tostão", era uma das mensagens exibidas nas faixas. Outra frase era "Lula, de orgulho a vergonha nacional".
Com a chegada de policiais militares, houve tumulto. Alguns sindicalistas tentaram impedir a ação dos PMs, que reagiram atirando gás de pimenta. Um homem partiu para cima dos policiais e foi agredido por eles. Uma grávida passou mal e deixou o local em uma ambulância.

Prisões em Porto Alegre
Quatro manifestantes foram presos no início da manhã de ontem pela Brigada Militar durante um protesto em Porto Alegre contra a corrupção.
Os manifestantes estavam na entrada do hotel onde estava hospedado o presidente. Aguardavam a saída de Lula, que se dirigiu à Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas (região metropolitana de Porto Alegre). Houve troca de empurrões. De acordo com a Brigada Militar, os quatro detidos haviam jogado ovos e pedaços de paus contra os policiais. Eles foram soltos em seguida.
O protesto, como o que ocorrera na noite de anteontem, foi organizado pelo PSOL, pelo PSTU e por sindicalistas -participaram servidores da Previdência, que estão em greve há dois meses.
Os manifestantes, cerca de 50, tentaram impedir a passagem pela rua Alberto Bins (centro da cidade), o que gerou o tumulto. O carro onde estava Lula saiu pela garagem, alheio aos incidentes.


Texto Anterior: Pé na lama: Lula adota estilo de campanha
Próximo Texto: UNE promete a volta dos "caras-pintadas"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.