São Paulo, sábado, 29 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos 76, Itamar pode falar o que quer, diz Lula

ENVIADO ESPECIAL A LIMA DA AGÊNCIA FOLHA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem em Lima, no Peru, que, em razão de sua idade, o ex-presidente Itamar Franco, que declarou apoio a Geraldo Alckmin (PSDB), pode falar o que "bem entender".
"Quando chegam acima dos 75 anos, as pessoas têm de ter no mínimo a liberdade de fazer suas opções, não sou eu quem vai fazer julgamentos", disse. Itamar completou 76 anos no mês passado.
Lula não entrou diretamente na polêmica, ao contrário do que faz quando as críticas vêm do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). "Não comento posição de um ex-presidente. O Brasil é uma país livre, e 180 milhões de brasileiros podem torcer para Corinthians ou Palmeiras sem que isso seja ofensivo."
O presidente minimizou o impacto eleitoral do apoio que os tucanos receberam de Itamar, que ainda tem votos em Minas. Ao romper com Lula, Itamar citou a "postura não-ética" do presidente. Lula está no Peru para a posse do presidente Alan García.
Itamar respondeu, por nota, que Lula tem usado palavras "irônicas, vazias, escorregadias, arrogantes e de um ufanismo leviano". Para Itamar, é "muito bom" chegar aos 76 anos "desfrutando de conceito de ética e moral no trato da coisa pública".


Texto Anterior: Governo casa liberação de verbas com viagens de Lula
Próximo Texto: Ministros intensificam viagens para colaborar com a reeleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.