São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / SÃO PAULO

Subprefeitos se esquivam de comentar e-mail de Kassab

Maioria nega ter recebido mensagem em que prefeito tenta influir em campo do Datafolha

Dos 6 subprefeitos que admitem ter recebido a mensagem, 4 dizem ter lido o e-mail depois que a pesquisa havia sido feita

ANA FLOR
DA REPORTAGEM LOCAL

RANIER BRAGON
EM SÃO PAULO

Destinatários do e-mail em que Gilberto Kassab (DEM) orienta ações para influenciar pesquisa do Datafolha, subprefeitos de São Paulo ouvidos ontem se esquivaram e deram versões distintas para o episódio, que é motivo de pedido de cassação da candidatura do democrata na Justiça Eleitoral.
Dos 17 subprefeitos contatados pela Folha, 11 disseram não ter recebido a mensagem, recorrendo a justificativas como "e-mail desativado" ou falta de acesso às suas caixas postais eletrônicas -outros nove não responderam à reportagem.
"Eu não recebi. Acontece que eu quase não abro o meu e-mail particular porque só recebo propaganda. Nunca recebi comunicações do prefeito por e-mail", disse o subprefeito da Vila Maria e da Vila Guilherme, Antonio de Pádua Perosa.
Dos 6 que admitiram ter recebido a mensagem, 4 alegaram ter lido o e-mail depois que a pesquisa já havia sido realizada. "Eu estou acessando minha caixa postal agora, deixa eu ver se entrou", afirmou o subprefeito da Freguesia do Ó/ Brasilândia, Milton Roberto Persoli, ao receber o telefonema da Folha.
Dois desses disseram ter ignorado a orientação. Todos eles negam que tenham usado a máquina pública para tentar influenciar a pesquisa.
A mensagem obtida pela Folha mostra que o prefeito usou seu próprio endereço de e-mail para se comunicar com os subprefeitos, na quarta-feira. De acordo com o texto, há indicação de que Kassab tentava influenciar as áreas onde eram coletadas informações da última pesquisa Datafolha sobre a sucessão em São Paulo.
Divulgada na noite de quinta-feira, a pesquisa mostrou Kassab em terceiro lugar, com 11% das intenções de voto. À frente, tecnicamente empatados, estão Marta Suplicy (PT), com 36%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 32%.
O levantamento do Datafolha foi realizado em 23 e 24 de julho. Foram ouvidas 1.099 pessoas. A mensagem que o prefeito confirma ter enviado aos subprefeitos foi encaminhada no final do primeiro dia de trabalho de campo dos entrevistadores do instituto.
O e-mail, no qual Kassab indica que uma "ação" deveria ser feita no dia seguinte, quando os pontos de entrevista fossem identificados, dá a entender que um movimento semelhante pode ter ocorrido no primeiro dia de pesquisa.
Entre a pesquisa anterior do Datafolha, nos dias 3 e 4 deste mês, e essa, Kassab oscilou negativamente dois pontos percentuais, e está tecnicamente empatado com o quarto colocado, o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), que se mantém com 8%. A variação da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Justificativas
Os subprefeitos utilizaram explicações diversas para justificar o fato de terem ignorado a orientação contida na mensagem. Enquanto alguns disseram ter lido o e-mail depois de a pesquisa ter sido feita -por "não lerem e-mail particular", porque o e-mail é aberto por assessores ou por ser o e-mail errado-, houve subprefeito que "não se recordava" se tinha recebido ou não a mensagem de Kassab, ou que alegava que "não se comunica" com o prefeito de São Paulo.
Alguns subprefeitos deram as mesmas explicações de Kassab, dizendo que a orientação era para não deixar que outros partidos atrapalhassem a realização da pesquisa. "A gente foi orientado para não deixar o PT tumultuar", disse Beto Mendes, de Cidade Ademar. Entre os que admitiram haver orientação do prefeito, o argumento foi o de que era necessário "preservar", "ter domínio sobre essas áreas" e evitar "desordem".
A mensagem pode custar ao atual prefeito sua candidatura, que corre o risco de ser cassada. O PSOL e a coligação da candidatura de Marta Suplicy (PT) entraram na Justiça Eleitoral com pedido de cassação do registro de Kassab e sua inelegibilidade até 2011.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Eleições 2008 / São Paulo: Ação do PT no TRE é tentativa de vencer no "tapetão", diz Kassab
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.