São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB critica falta de discussões de metas de governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A cúpula da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) demonstrou ontem preocupação diante das denúncias de corrupção no país e do caso do dossiê contra candidatos tucanos negociado por petistas. Criticou, porém, a falta de debate sobre programas de governo dos candidatos.
O presidente da entidade, dom Geraldo Majella Agnelo, disse não esperar que a situação melhore em pouco tempo. "Não é um clima sereno. Lamentamos que se multiplicam acusações de corrupção. Isso não contribui para a saúde política no Brasil. É uma preocupação grande. A gente não pode olhar o futuro próximo como sendo tão tranqüilo", afirmou.
Em seguida, completou: "Todo clima eleitoral é um pouco quente. Muitas vezes se travam combates feitos de verdades e, quem sabe, artimanhas para confundir o eleitorado. Gostaríamos que fossem apresentados programas de governo".
Lembrando que denúncias existem desde o descobrimento do Brasil, dom Geraldo disse que agora "parece que o tempo é dominado pela corrupção e que assume proporções incríveis". "Nos dá uma perplexidade muito grande."
Já o vice-presidente da CNBB, dom Antonio Celso de Queirós, cobrou mais uma vez a discussão de programas de governo. "O mais lamentável da situação que vivemos é, ao invés de discutir eleições, programas de governo, discutimos episódios." Para ele, o combate à corrupção precisa ser feito também fora do clima eleitoral.
"Não estamos de olhos fechados para episódios recentes de corrupção, mas também não estamos de olhos fechados para perceber que a dimensão dela é bem maior do que (...), três ou quatro acontecimentos que possam ser usados em campanha eleitoral. Já houve até golpe de Estado sob o pretexto de combater a corrupção."


Texto Anterior: Foco: Revista britânica critica Lula e vê perda de terreno para Chávez
Próximo Texto: Eleições 2006/Debate: Para Alckmin, "Lula fujão" falta para evitar explicações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.