UOL

São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genoino critica EUA na Internacional

RAFAEL CARIELLO
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do PT, José Genoino, disse ontem que "a Terceira Via virou acostamento" e atacou "as mentiras, hipocrisias e falsidades que se criaram para justificar" a Guerra do Iraque.
Genoino, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticou os EUA durante o 22º Congresso da Internacional Socialista -que reúne lideranças e partidos socialistas e social-democratas em São Paulo e termina hoje- ao dizer:
"O combate ao terrorismo não pode se tornar uma cortina de fumaça para camuflar uma política internacional unilateral pelas potências mais fortes, particularmente pelos Estados Unidos".
Na entrevista que deu após seu discurso, o presidente do PT juntou as duas críticas, citando o "fracasso" da Terceira Via e "o problema da guerra" como "problemas sérios" do passado.
Genoino criticava, sem citar, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e o Partido Trabalhista inglês, que já exerceu o papel de liderança importante da entidade.
Disse também que não faz parte dos planos do PT "substituir" o Partido Trabalhista inglês como liderança da esquerda, mas afirmou que interessa fazer "política internacional" como forma de apoio à política externa de Lula.
Segundo ele, ainda que muitos dos partidos de esquerda na Europa e na América Latina não estejam no poder, têm representação parlamentar, na sociedade e em ONGs (organizações não-governamentais). Para ele, há sinais de que a Internacional vai "avançar" e superar os "problemas".
O ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), por sua vez, afirmou que é preciso "queimar etapas" na consolidação do Mercosul, como negociar ao mesmo tempo com a Alca (Área de Livre Comércio das Américas).


Texto Anterior: Esquerda no divã: Evento tem mais palestra que debate
Próximo Texto: No ar - Nelson de Sá: Do crescimento à ética
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.