São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPEDIÇÃO À ANTÁRTIDA

Políticos tiveram prioridade, e cientistas esperam para ir à base DA REDAÇÃO

Parlamentares que foram à Estação Comandante Ferraz, base brasileira na Antártida, tiveram prioridade sobre cientistas que esperam para coletar amostras no mesmo local.
Os cientistas aguardam em Punta Arenas (Chile), a cerca de duas horas e meia de vôo da Antártida. Eles chegaram no dia 20, após mudanças na programação, e já sabiam que só embarcariam após 12 deputados e o senador Renato Casagrande (PSB-ES).
Pela previsão, os parlamentares chegariam ao Brasil no domingo, mas duas frentes frias impediram a volta. Eles estão abrigados na base chilena Presidente Eduardo Frei desde quinta. A Aeronáutica confirmou que devem voltar hoje e disse que outro avião Hércules C-130 foi enviado para substituir o que teve pane hidráulica.
A previsão para a saída dos cientistas era dia 25. Os vôos programados para levar políticos foram nos dias 22, 23 e 24. "A gente embarcou duas vezes. Uma vez não chegamos a decolar, na outra sobrevoamos a estação onde eles estão, mas não conseguimos pousar", disse Caio Cipro, do Instituto Oceanográfico da USP.


Texto Anterior: Ministro da Defesa anuncia acordo de cooperação militar com a França
Próximo Texto: Previdência: DEM contesta aposentadoria para invasor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.