São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELOGIO DA OMISSÃO

Visita de presidente a Guarulhos, onde foi criticado pelo PSTU, tem direito a "palhinha" de Gil

Protesto interrompe discurso de Lula

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido ontem em Guarulhos, na Grande São Paulo, em clima de showmício, com direito até a uma "palhinha" do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que atendeu a pedidos.
Mas uma faixa levantada por militantes do PSTU, na qual se lia "Até o caseiro sabia, só Lula não sabia", provocou empurra-empurra e fez o presidente interromper seu discurso por cerca de um minuto.
A manifestação do PSTU, realizada por menos de uma dezena de partidários -segundo a Polícia Militar, havia aproximadamente 3.000 pessoas no evento-, aconteceu no início das declarações de Lula.
Enquanto o presidente fazia as saudações de praxe, os militantes levantaram a faixa e começaram a vaiar. Para se contrapor, petistas entoaram o famoso "um, dois, três, é Lula outra vez".
"Eu vim aqui não para receber elogios", dizia o presidente quando parou de falar. Antes, ele havia lembrado que não visitava Guarulhos somente porque virou presidente, mas "há mais de 30 anos" freqüentava a cidade.
Depois da confusão, a faixa foi retirada, e os manifestantes, que acusaram a segurança da Presidência de impedir o protesto, deixaram o local, um prédio em reformas onde funcionará o campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Diploma
Quando retomou o discurso, Lula não falou da manifestação. Declarou que nem iria discursar ontem porque tinha um compromisso em Brasília e já estava atrasado, mas não parou de falar e continuou a discursar.
Sem citar nomes, ele criticou governos anteriores que, em sua opinião, "não cuidaram corretamente da educação porque algumas pessoas que governaram o Brasil já tinham conquistado o seu diploma e por isso esqueceram dos milhões e milhões de brasileiros que ainda não tinham conquistado o seu".
Para ele, "essas pessoas não perceberam que os pobres são feitos de carne e osso como eles, têm alma e coração, têm consciência e que são até mais inteligentes que eles."
O evento contou com a presença de funcionários públicos municipais, crianças com uniforme da prefeitura e beneficiários do programa Bolsa Família. Antes de Lula chegar, o locutor perguntava: "Quem quer dar um abraço no presidente Lula?" Ele informou que as imagens do local seriam transmitidas para 160 países pela Radiobrás.
O prefeito Elói Pietá (PT) foi pródigo em elogios a Lula. Ele lembrou das obras do governo federal na cidade e disse que Lula "é o melhor presidente que Guarulhos já teve".
A assessoria de imprensa negou que a prefeitura tenha convocado funcionários para comparecer ao evento. Sobre as crianças com uniforme escolar do prefeitura, a assessoria disse que elas participam de um programa do governo federal e não estavam em horário de aula.


Texto Anterior: Relatório acusa Duda de lavagem de dinheiro
Próximo Texto: Análise: Nenhum parlamentar teve sigilo quebrado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.