São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente não encontra nomes para ministério

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

Caso o ministro Jaques Wagner (Coordenação Política) decida concorrer ao governo da Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá ser obrigado a extinguir esse cargo de ministro, por pura falta de nomes para preenchê-lo. Wagner seria substituído por uma espécie de assessor parlamentar, sem status de ministro.
Com a saída de Antonio Palocci da Fazenda, a queda da cúpula do PT e o envolvimento de petistas no "mensalão", Lula tenta fazer a contabilidade do que lhe resta para preencher as vagas dos ministros que deixam o governo até amanhã para disputar as eleições.
O mais provável é que os secretários-executivos sejam promovidos aos lugares dos atuais chefes.
Diante do vácuo petista, cresce o apetite dos partidos aliados, principalmente do PMDB. A bancada governista do partido na Câmara, com apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e do ex-presidente José Sarney (AP) tenta emplacar Paulo Lustosa para a Saúde, na vaga do peemedebista Saraiva Felipe, que está de saída para disputar em Minas.
Conforme a Folha apurou, isso pode ser um novo foco de dificuldades de Lula com o PMDB, porque Lustosa foi praticamente vetado para presidir a Agência Nacional de Telecomunicações e não teria sentido nomeá-lo ministro.
Apesar de não ter batido martelo, Lula trabalha com as seguintes opções: o ex-ministro Tarso Genro para a Defesa, no lugar de José Alencar; o presidente do Incra, Rolf Rackbart, na Reforma Agrária, substituindo Miguel Rossetto, e os partidos aliados mantendo suas cotas. O PL nos Transportes, o PCdoB nos Esportes, e o PSB na Integração Nacional. O ex-ministro José Dirceu, que saiu da Casa Civil e foi cassado, tem conversado com Lula sobre o tabuleiro. Os problemas para encaixar nomes se estendem à campanha eleitoral, e Lula está disposto a diluir responsabilidades, com três comandos nacionais e vários regionais.


Texto Anterior: PF tenta ouvir ex-ministro da Fazenda amanhã
Próximo Texto: Serra fará amanhã anúncio oficial de renúncia e da candidatura ao governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.