São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNT indica subida de Lula e queda de Serra; Silvio Santos ficaria em 2º

DENISE MADUEÑO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Sensus para a CNT (Confederação Nacional do Transporte) mostra o petista Luiz Inácio Lula da Silva em primeiro lugar e traz, em um dos cenários, o empresário Silvio Santos (PFL) em segundo lugar.
O petista subiu 5,8 pontos percentuais nas intenções de voto. Lula, que nos últimos três meses se manteve em torno de 32% das intenções de voto, subiu para 37,9%, enquanto o grau de rejeição à sua candidatura diminuiu. Já os principais adversários do petista caíram no último levantamento: José Serra (PSDB) obteve 16,1% das intenções de voto, e Anthony Garotinho (PSB), 15,2%. No mês passado, eles tiveram 19,1% e 19%, respectivamente.
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores de 21 a 25 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais. Nas simulações sobre o segundo turno, Lula venceria todos os pré-candidatos, inclusive Silvio.
Na tabela que retrata a rejeição aos candidatos, Lula ficou com 38,8%. Sílvio Santos, incluído pela primeira vez na pesquisa, apresentou uma rejeição de 43,5%; José Serra teve 46,6%, Garotinho, 50%, e Ciro Gomes (PPS), 51,9%.
"Serra está em posição perigosa, e Garotinho e Ciro em situação difícil. Lula está fazendo o caminho certo", afirmou o presidente da CNT, Clésio Andrade, patrocinador da pesquisa e presidente do PFL de Minas Gerais.
O desempenho de Silvio Santos, proprietário do SBT, surpreendeu. Ele tirou votos de todos os presidenciáveis. Na simulação com o pefelista, ele conseguiu 17,8% das intenções de voto, contra 13,6% de Serra, 12,9% de Garotinho e 8,8% de Ciro. Lula manteve a liderança com 30,5%.
A pesquisa registrou que a avaliação positiva de Fernando Henrique Cardoso caiu de 28,1% em março para 25,6% neste mês. A avaliação negativa aumentou de 29,1% em março para 32,6%.



Texto Anterior: PT tomou decisões incorretas, diz Malan
Próximo Texto: Tucano é aplaudido por empresários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.