São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relato da PM para a prisão inocenta Rainha

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA,
EM PRESIDENTE VENCESLAU

O termo de ocorrência efetuado pela Polícia Militar no momento da prisão de José Rainha Jr. apresenta uma contradição em relação ao inquérito policial. O termo informa que o líder dos sem-terra não era dono da arma encontrada no carro em que estava.
Rainha foi preso na última quinta-feira acusado de porte ilegal de uma espingarda calibre 12, cano curto, de uso restrito das Forças Armadas e das polícias Civil e Militar.
No inquérito policial, José Luiz Silva Santos, que dirigia o Gol placa BJN 8528, afirma que a arma era de Rainha e que o carro, de sua propriedade, estivera emprestado a Rainha.
O líder dos sem-terra nega a posse da arma e atribui sua prisão a uma "armação".
A contradição aparece no termo de ocorrência da PM, feito minutos antes do depoimento de Santos à Polícia Civil. À PM, Santos assume a responsabilidade pela arma e afirma que o líder dos sem-terra estava "apenas pegando carona". No termo de ocorrência da PM, Santos afirma que a arma é sua, cuja documentação, entretanto, ele não possuiria. Ontem, ele não foi encontrado para falar sobre o assunto.
Ontem à tarde, o advogado de Rainha, Hamilton Belloto Henriques, conseguiu anexar cópia do termo na ação em que pede o relaxamento da prisão do líder dos sem-terra. O juiz Athis de Araújo Oliveira, de Teodoro Sampaio, deve tomar uma decisão sobre o caso hoje. "Esse termo de ocorrência, que estava fora dos autos, é prova contundente de que José Rainha foi vítima de uma cilada. É evidente a contradição entre o boletim da PM e o depoimento prestado depois por José Luiz à Polícia Civil", afirmou Henriques.
O delegado de Euclides da Cunha Paulista, Edmar Trindade Nagai, disse à Agência Folha que a contradição entre os depoimentos de Santos às polícias Civil e Militar foi uma tentativa de livrar Rainha da acusação e aconteceu por um descuido do policial militar que fez o termo.


Texto Anterior: Outro Lado: Desenvolvimento Agrário diz que não fala a respeito
Próximo Texto: Mídia: Foro de línguas hispânicas se reúne em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.