São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DITADURA

Supremo poderá extraditar o primeiro ex-repressor do Condor

DA REPORTAGEM LOCAL

A Procuradoria Geral da República se manifestou a favor da extradição do coronel uruguaio Manuel Cordero Piacentini para a Argentina. Segundo a Folha apurou, a decisão acaba de ser encaminhada ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurélio Mello, que está relatando o processo de Cordero.
Se o STF ratificar a manifestação da PGR, será a primeira vez que o Brasil extradita um ex-repressor. Cordero está sendo processado por crimes cometidos em uma fábrica de veículos, conhecida como "Automotores Orletti", em Buenos Aires.
O ex-militar estaria ligado ao seqüestro e tortura de Sara Rita Mendez e María Claudia García Irureta de Gelman. O pedido de extradição relaciona esses crimes à Operação Condor, esquema de colaboração entre as ditaduras sul-americanas contra opositores.
"Ele era o terceiro na hierarquia do Condor no Uruguai", disse à Folha o presidente do MJDH (Movimento de Justiça e Direitos Humanos), Jair Krischke. Para o advogado de direitos humanos, trata-se de uma decisão histórica. "O Brasil está deixando de ser um paraíso para torturadores", comemorou Krischke.
(CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA)


Texto Anterior: Novas regras vão conter especulação imobiliária, diz PF
Próximo Texto: Senado: Inquérito no STF vai investigar Gim Argello
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.