São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário diz que fazenda na BA não é da DNA

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA

Pelo menos uma fazenda na Bahia que pertenceria às agências SMPB Comunicação e DNA Propaganda -que têm como sócio o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser um dos operadores do "mensalão"- está em nome da Carvic, uma empresa agropecuária com sede em São Paulo e filial em São Desidério (BA), de acordo com Victor Abou, sócio da empresa.
"A fazenda Barra pertence à Carvic há cinco anos", disse Abou. De acordo com o empresário, não existe outra fazenda com o mesmo nome em São Desidério. "Conheço a região muito bem, vou lá pelo menos duas vezes por mês. Posso garantir que todas as fazendas que as duas empresas de comunicação alegam ser donas não existem, são fictícias."
Abou se refere ao fato de três das fazendas da DNA em São Desidério se chamarem supostamente Barra I, Barra II e Barra III.
As duas agências de publicidade estão inscritas no SNCR (Sistema Nacional de Cadastro Rural) como proprietárias de dez fazendas no interior da Bahia, que juntas somariam 42 mil hectares, localizadas em São Desidério (860 km de Salvador) e em Riachão das Neves (900 km da capital baiana).
Abou disse que existe em São Desidério um comércio paralelo de terras. "Por R$ 5.000, por exemplo, qualquer pessoa pode comprar uma fazenda fictícia. Com o registro em cartório, que dá "legalidade" à propriedade, as pessoas podem tomar empréstimos ou inflar o patrimônio de uma empresa, por exemplo."
Ele contou que há cerca de três anos foi procurado por um suposto advogado da DNA, que reivindicava a posse da fazenda Barra. "Mostrei toda a documentação e, aparentemente, ele ficou convencido que a Carvic é realmente a proprietária do empreendimento. Nosso empreendimento possui 39 mil hectares e está totalmente legalizado, não há nada que pertença à DNA ou à SMPB."

Outro lado
Em nota enviada na noite de ontem, a DNA disse ser a proprietária das sete fazendas registradas no município de São Desidério (BA) e que possui as escrituras e registros sobre as propriedades.
Diz a nota: "A diretoria da DNA Propaganda informa que possui 07 (sete) fazendas no município de São Desidério, detendo em seus arquivos escrituras, registros e ITR referente as mesmas. A diretoria da DNA Propaganda não sabe quem é o senhor Victor Abou mencionado pela Folha, nunca esteve com ele e nem lhe enviou emissários".
Por meio da sua assessoria, a direção da SMPB Comunicação informou que as duas fazendas na cidade baiana "foram adquiridas em 2002", embora ainda não tenham sido feitos investimentos nas terras. A agência informou que "vai explorar" as terras, que somam 5.965 ha. A SMPB disse possuir os registros das terras, que estão também declaradas no Imposto de Renda da empresa. Disse que não há nenhuma pendência em relação a elas.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Depoimentos: Valério agora nega ter comprado gado
Próximo Texto: Janio de Freitas: Um escândalo no escândalo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.