UOL

São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu rebate Alckmin e diz que tensão no Pontal não surgiu com PT

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro José Dirceu (Casa Civil) refutou a declaração do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de que as invasões de terra teriam motivação política. Dirceu afirmou que o conflito agrário no Pontal do Paranapanema (SP) é anterior ao governo Lula.
"Como os tucanos governam São Paulo há 20 anos (...) A questão do Pontal existe desde 1982, é difícil transferir essa responsabilidade para o governo federal", disse o ministro. Dirceu disse que apenas em duas vezes os tucanos não estiveram no poder nos 20 anos que citou: por dois anos quando abandonaram o PMDB para fundar o partido -na época governava Orestes Quércia- e nos quatro anos da administração Luiz Antônio Fleury Filho, então no PMDB.
A afirmação de Alckmin foi feita em entrevista à Folha. "Há políticos envolvidos nisso. Nada disso é por geração espontânea. É evidente que está sendo articulado e estimulado", disse Alckmin.
Para Dirceu, o governo paulista tem condições de resolver os problemas habitacionais do Estado.
"São Paulo tem uma companhia de desenvolvimento habitacional, a CDHU, portanto tem recursos, tem instrumentos para investir na capital, na Grande São Paulo, de preferência em convênio com o governo federal", disse.
Além das ações do MST, Alckmin está às voltas com as invasões de prédios e de terrenos urbanos na capital pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).


Texto Anterior: MST ameaça se armar contra despejo em PE
Próximo Texto: Crise municipal: Mais de 500 prefeituras de SP devem parar terça-feira
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.