São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

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MÍDIA

Pesquisa mede percepção dos eleitores sobre os programas no horário eleitoral

Lula e Serra melhoram imagem após propaganda

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

A percepção que os eleitores têm das imagens que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB) passam na TV melhorou depois do início do horário eleitoral gratuito, na terça passada.
Ao mesmo tempo, a imagem de Ciro Gomes (PPS) apresenta tendência negativa, e a de Anthony Garotinho (PSB), de estabilidade.
Essas conclusões estão no rastreamento feito pelo Datafolha com eleitores que têm telefone fixo -pesquisa que representa a opinião de cerca de 54% do eleitorado e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Para medir a imagem, o Datafolha criou dois índices: o IIP (Índice de Imagem Positiva) e o IAP (Índice de Aprovação da Propaganda). O IIP mede a imagem que o candidato passa na TV, e o IAP, a qualidade técnica de sua propaganda. Nos dois casos, o nível máximo é 100%.
De acordo com o Datafolha, nos quatro primeiros programas, o IIP de Lula subiu de 31,1% para 35,2% e seu IAP, de 26,8% para 30%. No mesmo período, o IIP de Serra subiu de 25,6% para 28,3%, e o IAP, de 21% para 24,2%.
Já o IIP de Ciro oscilou negativamente de 34,4% para 31,7%, e seu IAP, de 22,7% para 21,9%. No caso de Garotinho, seu IIP passou de 13,7% para 14,8%, e seu IAP, de 10,2% para 11,1%.
O Datafolha ressalta que Serra é o único dos quatro cuja curva de intenção de voto está abaixo de suas curvas de IIP e IAP.
Nas próximas pesquisas, é necessário observar se essa melhora de imagem vai "puxar" sua curva de intenção de voto, já que existe uma tendência de uma curva estar "colada" à outra.


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