|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MÍDIA
Pesquisa mede percepção dos eleitores sobre os programas no horário eleitoral
Lula e Serra melhoram imagem após propaganda
RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO
A percepção que os eleitores
têm das imagens que Luiz Inácio
Lula da Silva (PT) e José Serra
(PSDB) passam na TV melhorou
depois do início do horário eleitoral gratuito, na terça passada.
Ao mesmo tempo, a imagem de
Ciro Gomes (PPS) apresenta tendência negativa, e a de Anthony
Garotinho (PSB), de estabilidade.
Essas conclusões estão no rastreamento feito pelo Datafolha
com eleitores que têm telefone fixo -pesquisa que representa a
opinião de cerca de 54% do eleitorado e tem margem de erro de três
pontos percentuais para mais ou
para menos.
Para medir a imagem, o Datafolha criou dois índices: o IIP (Índice de Imagem Positiva) e o IAP
(Índice de Aprovação da Propaganda). O IIP mede a imagem que
o candidato passa na TV, e o IAP,
a qualidade técnica de sua propaganda. Nos dois casos, o nível máximo é 100%.
De acordo com o Datafolha, nos
quatro primeiros programas, o
IIP de Lula subiu de 31,1% para
35,2% e seu IAP, de 26,8% para
30%. No mesmo período, o IIP de
Serra subiu de 25,6% para 28,3%,
e o IAP, de 21% para 24,2%.
Já o IIP de Ciro oscilou negativamente de 34,4% para 31,7%, e
seu IAP, de 22,7% para 21,9%. No
caso de Garotinho, seu IIP passou
de 13,7% para 14,8%, e seu IAP, de
10,2% para 11,1%.
O Datafolha ressalta que Serra é
o único dos quatro cuja curva de
intenção de voto está abaixo de
suas curvas de IIP e IAP.
Nas próximas pesquisas, é necessário observar se essa melhora
de imagem vai "puxar" sua curva
de intenção de voto, já que existe
uma tendência de uma curva estar "colada" à outra.
Texto Anterior: Zé Celso instala mal-estar na festa petista Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Verdades e mentiras Índice
|