UOL

São Paulo, sábado, 31 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garotinho ataca governo Lula e provoca Arraes

DA SUCURSAL DO RIO

O ex-governador Anthony Garotinho afirmou ontem que fará críticas públicas ao governo federal. Até agora, segundo ele, vinha evitando atacar a gestão do governo Lula para o público externo a fim de não enfraquecer a unidade de seu partido, o PSB, que apóia o governo petista.
Garotinho diz que criticará as propostas de reforma previdenciária e tributária. Deve bater sobretudo na tributação dos inativos, "uma agressão ao servidor".
Ao falar sobre o aumento de sete anos da idade mínima para a aposentadoria, Garotinho fez uma provocação a Miguel Arraes, presidente do PSB.
"Qual a idade média de um nordestino? Claro que o doutor Arraes é uma exceção... Não é? Tem 87 anos. Mas a vida média de um nordestino quanto é? Segundo o IBGE, a do brasileiro é 65 [anos]. No Nordeste é bem abaixo, é a menor de todas. Aprovando essa reforma da Previdência, o Nordeste só vai aposentar defunto."
Procurado pela Folha, Arraes não tinha se pronunciado até o fechamento dessa edição.
Garotinho atacou ainda a política econômica do governo, classificando-a como "traição aos princípios defendidos na campanha".
Nas últimas semanas, o secretário de Segurança do Rio ensaiou sair do PSB (chegou a negociar com o PMDB e o PDT), mas decidiu ficar para disputar espaço com a ala que apóia o governo. Ele deve reunir seu grupo político no próximo dia 2, no Rio. (MAURÍCIO THUSWOHL)


Texto Anterior: Câmara terá convocação extraordinária
Próximo Texto: Justiça: Marco Aurélio diz que alguns juízes se julgam "reizinhos"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.