São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004

PESQUISA DATAFOLHA

Com 8 pontos de vantagem, Serra é favorito contra Marta

VINICIUS TORRES FREIRE
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO

Horas antes do início da votação do segundo turno, José Serra (PSDB) era o candidato favorito dos paulistanos para ocupar a cadeira de prefeito de São Paulo.
Pesquisa Datafolha concluída na tarde ontem revelou que Serra recebia 54% das intenções de votos válidos, contra 46% da prefeita Marta Suplicy (PT). O cenário dos votos válidos, que não incluem brancos e nulos, não se alterou em nada em relação ao levantamento do Datafolha concluído na quinta-feira passada.
Desde o início da campanha do segundo turno, oscilações sucessivas no número de votos válidos declarados para Serra e Marta indicavam um estreitamento na diferença da votação do tucano e da petista. O movimento de aproximação aparentemente se estancou desde quinta-feira.
No dia 8 de outubro, cinco dias depois do primeiro turno, a diferença entre os candidatos era de 12 pontos. Caiu para 10 pontos no dia 21 e para 8 na pesquisa de quarta-feira passada e naquela encerrada na tarde de ontem.
O estreitamento da margem de liderança de Serra era motivado principalmente pela mudança do voto do eleitorado com renda superior a 10 salários mínimos, de educação superior e feminino.
Repercussões tardias do último debate eleitoral e a decisão de viajar ou não no feriado talvez ainda possam afetar marginalmente o resultado apurado pelo Datafolha nesta última pesquisa, realizada na sexta-feira e ontem. A pesquisa apurou que 58% dos entrevistados viram o confronto televisivo. Serra venceu a disputa para 46% deles, contra 40% de Marta, resultado que tende a não afetar significativamente a votação de hoje.
Quando considerado o total de votos, que inclui as intenções de votar dos eleitores que não têm candidato ou vão anular seu voto, a situação permaneceu praticamente inalterada: Serra com 50%, Marta com 43%, contra o placar de 49% a 42% da pesquisa concluída há três dias.

Metodologia
A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto de eleitores acima de 16 anos da cidade é tomado como universo da pesquisa.
Nesse levantamento, foram realizadas 6.560 entrevistas. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto é, se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista. A pesquisa está registrada no TRE de São Paulo com o número 007800104-SPPE .


Texto Anterior: Projeto está parado no governo

Próximo Texto: Eleições 2004 - São Paulo: Em família, Serra diz ter cumprido seu dever
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.