São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004 - ESTADO DE SÃO PAULO

Mesmo que a prefeita Marta Suplicy vença na capital, vitórias em primeiro turno garantem hegemonia de tucanos no Estado

PSDB deve obter mais grandes cidades que PT

EM SÃO PAULO

Mesmo que Marta Suplicy vença hoje a disputa pela Prefeitura de São Paulo, o PT terminará esta eleição com menos cidades grandes governadas no Estado de São Paulo na comparação com o seu desempenho na eleição de 2000.
Há prefeitos petistas hoje em nove das 27 localidades paulistas mais relevantes -a capital e 26 municípios com mais de 150 mil eleitores. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já conquistou duas dessas cidades no primeiro turno. Como disputa cinco segundos turnos, no máximo pode chegar a sete.
O PSDB também governa hoje um número de cidades paulistas grandes igual ao do PT: nove. Mas os tucanos já conseguiram garantir seis vitórias definitivas no 1º turno. Estão também em nove segundos turnos. O ponto de desequilíbrio é a capital de São Paulo. Nas nove cidades paulistas grandes governadas pelo PT o eleitorado total é de 10,9 milhões. Desses, 7,8 milhões votam na capital.
O PT está em situação desconfortável porque perdeu já no primeiro turno várias cidades relevantes onde tinha prefeitos desde 2000. Estão nesse grupo Campinas, Ribeirão Preto, Piracicaba e Franca. Juntos, esses quatro municípios têm 1.456.098 eleitores.
Já o PSDB perdeu apenas duas de suas grandes cidades no Estado de São Paulo: Limeira e Taboão da Serra. Juntas, somam 332.935 eleitores.
Apesar do crescimento petista em todo o país, o avanço em São Paulo ainda não foi suficiente para ameaçar seriamente a hegemonia de outras siglas no Estado.
Considerado apenas o resultado do primeiro turno, nas 53 cidades paulistas que já conquistou, o PT governará 2,5 milhões de eleitores. O PSDB venceu em 191 cidades paulistas e governará 4,6 milhões de eleitores. O PMDB ganhou 88 prefeituras paulistas e governará 1.486.728 eleitores. Um dos destaques negativos é o desempenho do PP, de Paulo Maluf: só obteve 28 vitórias no primeiro turno. (FERNANDO RODRIGUES)


Texto Anterior: Eleições 2004 - Brasil afora: PT e PSDB devem manter número de prefeituras
Próximo Texto: Santos: Telma e Papa intensificam ataques diretos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.