São Paulo, quinta, 31 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britto viaja por 6 meses

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
da Agência Folha, em Porto Alegre

O governador do Rio Grande do Sul, Antônio Britto (PMDB), vai enfrentar um "exílio" voluntário no primeiro semestre do próximo ano e vai estudar na Espanha.
Ele, que não conseguiu se reeleger, sendo derrotado por Olívio Dutra (PT), vai fazer um curso sobre economia em Madri. Em agosto, estará de volta a Porto Alegre.
Britto transmitiu ontem o cargo para o vice-governador Vicente Bogo (PSDB) e viajou para o Rio, de onde seguiria para a Espanha.
O atual governador decidiu não ir à posse de seu sucessor, Olívio Dutra (PT), alegando que continuou a ser "agredido" pelo adversário depois das eleições.
No retorno à capital gaúcha, Britto, 46, deve lecionar em uma faculdade de comunicação social. Também quer estudar direito.
A temporada na Europa foi uma decisão própria e correrá por conta do governador, conforme sua assessoria. A opção pela vida acadêmica em 1999 não quer dizer afastamento da política.
Um dos governadores mais próximos do presidente Fernando Henrique Cardoso no período 95-98, Britto, apesar da derrota para Olívio Dutra (PT), continua sendo nome forte do PMDB no Estado.
Depois da derrota eleitoral, no dia 25 de outubro passado, o peemedebista se impôs um recolhimento. A transição com o futuro governo petista está sendo conduzida pelo vice-governador.
Britto só voltou a participar de um evento público no último dia 2, quando sancionou leis determinando incentivos a empresas.
Abordado por repórteres, tem dito que pensará nas perguntas que lhe são formuladas e as responderá em agosto de 99.
A concessão de incentivos foi uma das marcas do governo Britto.
Outra característica da administração foi a privatização. Britto vendeu, por exemplo, a CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações), para um grupo liderado pela Telefonica, da Espanha, e a maior parte da área de distribuição da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.