Campinas, Quinta-feira, 15 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Funcionário do Lago do Café, de Campinas, morreu anteontem; região tem 34 casos notificados, sem confirmação
DIR investiga morte por febre maculosa

DA FOLHA CAMPINAS

A DIR-12 (Direção Regional de Saúde) de Campinas investiga se a morte do funcionário do Lago do Café A.P.P., 62, foi causada por febre maculosa.
Segundo a direção, também há suspeitas que a morte de A.P.P. foi causada por uma doença hepática crônica.
A confirmação da causa da morte do funcionário deverá ser divulgada em 15 dias pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.
O funcionário morreu anteontem no Hospital Madre Teodora, em Campinas.
"Foram colhidas amostras de sangue do funcionário e encaminhadas ao Adolfo Lutz", disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de DIR-12, Maria Filomena Gouveia Vilela.
Segundo ela, este ano foram notificados 34 casos de febre maculosa na região, mas nenhum caso havia sido confirmado até ontem.
No ano passado, a DIR registrou 38 casos suspeitos sem nenhuma confirmação.
O último caso de morte por febre maculosa na região foi registrado no ano passado em Santo Antônio de Posse (44 km de Campinas).
A DIR-12 não tinha ontem os dados sobre a doença na cidade porque o município começou a fazer parte da DIR-12 este ano.
A febre maculosa é causada por uma bactéria chamada Rickttesia Ricktessi, transmitida pelo carrapato-estrela. A bactéria pode ser encontrada no sangue de alguns animais silvestres, como a capivara, e pode também contaminar cães, cavalos e bois, que em geral não desenvolvem a doença.
O carrapato suga o sangue do animal contaminado, adquire a bactéria e, ao picar o homem, inocula a bactéria na corrente sanguínea. "A maioria dos casos da região de Campinas são de pessoas que vão pescar no rio Jaguari", disse Maria Filomena.
Os sintomas são febre, dor de cabeça e no corpo e manchas vermelhas.


Texto Anterior: Campinas e Atibaia são investigadas
Próximo Texto: Combate à dengue é intensificado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.