Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Mineração é risco para ambientes com chaminés

do editor de “ciência e saúde”

Em comentário na mesma edição da revista "PLoS Biology" onde o novo ambiente antártico foi descrito, o biólogo Steven Chown, da Universidade Stellenbosch (África do Sul), chama a atenção para uma ameaça emergente aos ecossistemas das chaminés submarinas: a mineração.

Afinal, o fato de as estruturas "cuspirem" constantemente o conteúdo do interior da Terra no solo marinho leva a um acúmulo considerável de minérios de interesse econômico.

Em chaminés ao largo da costa de Papua-Nova Guiné, por exemplo, os depósitos de minério contêm 7% de seu peso em cobre, proporção dez vezes maior do que a encontrada em terra firme, lembra Chown.

Por isso mesmo, a empresa Nautilus Minerals, do Canadá, anunciou a intenção de explorar o recurso a partir do ano que vem. Para Chown, a tendência é que esse tipo de empreendimento se torne mais comum.

Para sorte dos caranguejos antárticos, porém, é improvável que a mineração os importune tão cedo. O Tratado da Antártida, que regula a exploração do continente gelado, hoje impede qualquer atividade mineira que não seja para fins estritamente científicos.

(RJL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.