Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Nave russa Soyuz chegará amanhã à Estação Espacial

France Presse
Decolagem da nave russa Soyuz em Baikonur, Cazaquistão
Decolagem da nave russa Soyuz em Baikonur, Cazaquistão

DA EFE

A nave russa Soyuz decolou na madrugada de ontem (2h14, no horário de Brasília) da plataforma de lançamento russa em Baikonur, no Cazaquistão, rumo à ISS (Estação Espacial Internacional).
Essa foi a primeira decolagem tripulada desde julho, quando a Nasa encerrou seu programa de ônibus espaciais, os "shuttles", depois de 30 anos de operações.
Com a aposentadoria da frota americana, os 16 países que participam do consórcio espacial dependerão das naves Soyuz para chegar à ISS.
Os Estados Unidos, no entanto, estudam um novo foguete que vai substituir os antigos ônibus espaciais.
A Soyuz iniciou seu voo autônomo rumo à ISS cerca de nove minutos após o lançamento. A previsão é que a chegada ocorra amanhã, às 3h33 (horário de Brasília).
Lá, a tripulação encontrará o comandante Mike Fossum, da Nasa, o japonês Satoshi Furukawa e o russo Sergei Volkov.
O astronauta veterano da Nasa Daniel Burbank está fazendo sua primeira viagem a bordo da nave Soyuz. Os cosmonautas Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin fazem sua viagem de estreia.
A tripulação rejeitou as preocupações com a segurança antes da decolagem.
"Não temos nenhum pensamento negativo. Temos fé em nosso equipamento", disse Shkaplerov antes do lançamento, segundo agências de notícias russas.
A missão, programada inicialmente para setembro, foi adiada por conta de temores quanto à segurança, depois que a espaçonave russa não tripulada Progress, transportando mantimentos para os astronautas, despedaçou-se na atmosfera, em agosto.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.