São Paulo, domingo, 06 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Editora lança coleção com livro e cartaz

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A Editora Dantes lança, paralelamente à exposição no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a caixa "Coleção Gabinete de Curiosidades", que reúne 8 livros e 16 cartazes escolhidos a partir de uma pesquisa sobre o cientista italiano Domenico Vandelli. O material vem sendo levantado desde 1999.
Cinco títulos foram escritos por boticários, naturalistas e diletantes nascidos no Brasil durante o século 18. Nos textos, os autores abordam temas diversos como o estudo das plantas que podem dar linhos próprios para suprir a falta do cânhamo ou, ainda, o processo de produção das aguardentes.
"A gente tem uma memória colonial a partir dos registros dos europeus que vieram para cá. Não que a gente não tivesse uma produção nacional, mas nunca foi publicada ou divulgada", afirma Anna Paula Martins, editora responsável pelo projeto.
"A intenção da iniciativa editorial da Dantes é valorizar o fato de que a gente tem uma memória científica."
O "Dicionário de Termos Técnicos de História Natural e Memória sobre a Utilidade dos Jardins Botânicos, do próprio Vandelli, também integra a coleção.
Outro livro incluído na compilação foi "Experiências Aerostáticas", que registra o momento em que o espaço aéreo se abria à navegação. Um dicionário organizado pela própria editora com palavras-chave para compreensão do universo vocabular da época também pode ser encontrado na coletânea.

Gabinetes curiosos
No mês agosto será lançado, de acordo com Martins, "um livro com o mesmo título da exposição, maior, onde a gente pretende conduzir o leitor por meio dos gabinetes de curiosidades que o Vandelli manteve ao longo de toda a sua vida."


Texto Anterior: "Curioso" Vandelli ganha exposição histórica no Rio
Próximo Texto: Professor treinou vários brasileiros em Coimbra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.